06/06/2016

Novidades Booksmile

​​
Letras loucas e engraçadas, palavras tontas e engasgadas. Numa viagem sempre a rimar, sobe a bordo… vai começar. Travalengas a Dobrar é o novo livro de José Dias Pires, recheado de rimas e trocadilhos deliciosos. Depois do primeiro livro – Travalengas (Booksmile 2015) , o autor volta a brincar com as consoantes e vogais. As maravilhosas ilustrações são da premiada Yara Kono. 
Não é preciso saber
Ler a correr
E escrever sem errar.
Mas é preciso contar
Que, para poderes viajar
Com as letras engasgadas
E as palavras engraçadas,
É bom gostar de cantar,
E é melhor saber sonhar.
Só assim podes sentir
Como é tão bom sorrir,
No comboio das brincadeiras,
Com as palavras viageiras.
Queres vir experimentar?
​​
Então está bem,
​ 
podes entrar!
​​

José Dias Pires foi professor de todos os níveis de ensino, tendo concluído a sua vida profissional no ensino superior na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, da qual foi diretor. Desde 2012, assume a função de Comissário do Festival Literário de Castelo Branco. É autor de, entre outros textos, Manifesto do Imaginário (Ed. Alma Azul, 2000), Sonhar com Comenius (Ed. Alma Azul, 2005) e As Cadeiras de Tiago (Texto para teatro, edição de autor para o Grupo de Teatro Váatão, 2009). Dedica-se, desde 2011, à tradução de literatura infantojuvenil. É, por exemplo, o tradutor das obras do emblemático Dr. Seuss, publicadas pela Booksmile: Que Amigo Levo Comigo? (2015), O Gato do Chapéu e Ovos Verdes e Presunto (2016).
Yara Kono nasceu em São Paulo, no Brasil, onde foi assistente numa clínica dentária, estagiária numa agência de publicidade e farmacêutica bioquímica. Depois, ganhou uma bolsa e foi viver para o Japão durante um ano, onde estudou Design Gráfico. Vive em Portugal há mais de dez anos (e adora!). Trabalha na Planeta Tangerina como designer gráfica e ilustradora, e foi aí que o bichinho do desenho despertou. Tem trabalhado na área da ilustração e tem já vários livros publicados, tanto em Portugal como no estrangeiro. Ilustradora reconhecida e premiada, Yara Kono recebeu em 2016, com Ana Saldanha, o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, com o livro Gato Procura-se (Ed. Caminho, 2015).

 

Chapéus com História, com textos de Rita Vilela, autora com diversas obras no Plano Nacional de Leitura e ilustrações da reconhecida Carla Nazareth, é um livro bonito, divertido e com histórias mágicas que os mais pequenos vão adorar.
 Bem-vindo a esta chapelaria muito especial!
A montra e as prateleiras da Chapelaria da Baixa estão repletas de chapéus. Na loja do João á chapéus de coco, sombrinhas, chapéus de chuva, bonés, chapéus grandes e pequenos, e para todos os gostos. Mas o que torna estes chapéus tão especiais são as histórias que eles têm para nos contar. Aventuras, viagens e memórias que, dia após dia, pela voz do João, vão trazendo mais clientes à loja. Queres saber o que se esconde nas abas destes chapéus? Então, senta-te bem confortável e escolhe o teu.
Rita Vilela é licenciada em Psicologia e desenvolveu o seu percurso profissional na área da formação. Atualmente, conjuga esse trabalho com o exercício da terapia e da escrita. Descobriu tarde a sua vocação de escritora, mas, uma vez iniciada, nunca mais parou. Publicou o primeiro livro em 2008 e atualmente tem no currículo um leque diversificado de obras, a maioria na área infantojuvenil. Dando uso à formação em psicologia, introduz nos seus livros infantis questões relevantes para os mais jovens. São exemplo disso, as duas obras publicadas pela Booksmile: Curso de Como Gerir o meu Dinheiro e Curso de Defesa contra Bactérias Más. Em 2013 ultrapassa fronteiras e hoje conta no currículo com um total de 10 internacionalizações. Podemos conhecê-la melhor em: procura-de-resposta.blogspot.pt.
 
Carla Nazareth nasceu em 1975, em Moçambique. Licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e foi através da ilustração que encontrou a sua própria forma de comunicar. Adora «trabalhar» para gente pequena (mas com mente gigante) e para gente grande (com alma de criança). Colabora com editoras nacionais e internacionais. Dá aulas de artes plásticas a crianças entre os 6 e os 9 anos, formações de ilustração a adultos e diversos workshops de ilustração. Tem participado em exposições individuais e coletivas e, como oradora, em conferências, encontros e colóquios. 


0 comentários: