03/09/2016

Os Frutos do Vento, de Tracy Chevalier



Opinião:
Autora do famoso livro Rapariga com Brinco de Pérola, que quero muito ler, vi o filme já há uns bons anos, sem saber que existia o livro, e do livro A Última Fugitiva, publicado pela Presença, que recomendo, Os Frutos do Vento oferta da editora na FLL.
Não me canso de ler romances épicos/históricos, porque simplesmente adoro saber como viviam as pessoas noutros tempos, noutros lugares.
Numa zona inóspita e remota do Ohio, na América, no ano de 1838 uma família tenta a sua sorte, plantam árvores de frutos, macieiras, e é desse futuro pomar que vão tentar sobreviver, num local isolado sem ninguém à vista, a sua sobrevivência (a dos pais e nove filhos) depende do êxito do pomar, que vai estar sujeito às intempéries do tempo e dos animais que os rodeiam, e das vicissitudes da vida, das doenças que os assolam todos os anos, e que fazem com que percam cinco filhos.
Mas como é normal em todas as famílias existe um membro que se destaca, que consegue abster-se de toda a calamidade que o rodeia até conseguir fugir e tentar a sua sorte por outros lugares, mesmo sendo muito jovem foge, depois de assistir a uma tragédia que atinge o seio familiar, e que muda as suas vidas para sempre. 
Claro que havia sempre alguém no meio de tudo isto que se destacava pelo seu optimismo e pela forma que encarava a vida, e essa personagem (por sinal secundária) traz-nos uma lufada de ar fresco neste livro, no meio de tantas tristezas e misérias.
Esta autora é exímia a contar histórias, desperta um misto de sentimentos no leitor, vê-se nitidamente a que fez um excelente trabalho de pesquisa sobre esta época. Não é uma narrativa fácil de ler, pois choca-nos, mesmo sabendo de antemão como eram as vidas daquelas pessoas, mexe com as nossas emoções, também não é um livro que mantenha um ritmo coerente, o que é normal, pois trata-se de uma história que é tão tocante quanto sombria, eram tempos muito duros.
Como em todos os livros deste género literário aprendi mais um pouco da história deste enorme país chamado América. Recomendo a sua leitura, gostei muito.

(Leitura feita em Agosto)  

Pode ler mais sobre o livro  aqui

0 comentários: