05/04/2017

O Poder das Pequenas Coisas, de Jodi Picoult



" Se eu não puder fazer coisas grandiosas, posso fazer pequenas coisas de forma grandiosa." Martin Luther King

Opinião:  
Quando pego num livro desta autora, sei à partida vai abordar um tema que nos toca e sensibiliza, por vezes alguns são temas polémicos, mas que descrevem o mundo actual. A autora antes de escrever faz pesquisa, e isso nota-se nos seus livros, e baseou-se numa história verídica para o escrever esta história.
O Poder das Pequenas Coisas, é um livro que aborda o racismo nos Estados Unidos, é sobre a supremacia branca, a discriminação racial, os skinheads, contra os afro-americanos, nós temos percepção do que se passa através das noticias que nos chegam na TV, de casos de racismo que assolam a América.
Conforme se pode ler na sinopse o enredo é em torno de uma enfermeira obstetra com mais de vinte anos de experiência, Ruth Jefferson, que vê de um momento para o outro a sua vida mudar drasticamente, tudo por causa de uns pais supremacistas brancos e da descriminação no trabalho.
A história à volta deste tema leva-nos a pensar e a questionar que podemos não nos considerar racistas, mas em algum momento as nossas atitudes, mesmo inconscientemente, podem transmitir o contrário, devíamos todos reflectir e colocar-nos no lugar destas pessoas, tentar perceber aquilo que enfrentam diariamente, o que para nós é fácil para eles pode ser uma barreira intransponível, uma luta diária para ter acesso a coisas simples, eles sentem a discriminação devido à cor da sua pele, como é que é possível no século actual ainda haver tanto racismo?
(Este livro trouxe-me à memória uma experiência por a qual passei, trabalhei num escritório durante alguns anos com uma colega afro-portuguesa, de quem sou amiga, e um dia ela disse-me que eu era a primeira pessoa com quem trabalhava que não a fazia sentir-se diferente, como lhe tinha acontecido noutros locais de trabalho, dá que pensar).  
Voltando ao livro, este é narrado por três personagens, e através deles que temos a percepção do que cada um pensa sobre o racismo, e a percepção de cada um está muito bem conseguida. Devo dizer que Ruth Jefferson, um dos narradores, é uma personagem com a qual criamos empatia de imediato, pela forma como enfrenta diariamente os obstáculos, ela sabe que para sobreviver num mundo “de brancos”, tem que tratar as pessoas como gostaria de ser tratada, independentemente da cor da pele.
Jodi Picoult, é sem dúvida uma excelente contadora de histórias, este livro provou-o uma vez mais, com um tema comovente, consegue fazer com que o leitor analise e pondere sobre o próprio preconceito. São 500 páginas que se lêem num ápice, ficamos envolvidos completamente nesta narrativa. Gostei muito.

"Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar". Nelson Mandela

Nota: O Poder das Pequenas Coisas vai ser adaptado ao cinema, com Viola Davis e Julia Roberts nos principais papéis. Vou querer ver.

Para mais informações sobre o livro O Poder das Pequenas Coisas consulte o site da Editorial Presença aqui

 

0 comentários: