29/08/2017

A Musa, de Jessie Burton



Opinião:
Depois de ler O Miniaturista, uma história original, é claro que queria muito ler o novo livro desta autora.
A Musa, apresenta-nos uma história bastante fluída, que agarra do inicio ao fim, sem nos dispersar. Tudo começa com um quadro, da época da Guerra Civil espanhola, e a curiosidade sobre a sua origem, sobre quem foi o pintor, e os segredos que esconde, todo o mistério que o envolve.
A narrativa é alternada entre o presente e o passado, algo que aprecio imenso, e a autora consegue com mestria transportar-nos para dentro destas duas épocas distintas. No tempo presente decorre o ano de 1967, em Londres, numa galeria de arte onde surge esse quadro e que faz despoletar toda a história que o envolve, conhecemos uma jovem mulher Odelle, originária das Antilhas, que trabalha na galeria, e a responsável que a contrata, Quick, uma personagem envolta em mistério. 
Depois leva-nos a Espanha, decorre o ano de 1936, somos apresentados a duas personagens que achei muito especiais, Olive Schloss, a londrina e Teresa que acaba por introduzir-se na vida dos Schloss através do seu meio-irmão Isaac Robles. Achei que a autora conseguiu construir um bom enredo em torno destes personagens, que resulta numa história de amor, mas também em traição e perda, pois o envolvimento destas personagens vai  mudar a vida de todos para sempre.
A curiosidade do leitor é aguçada em cada capitulo, através de duas personagens femininas, com histórias de vida distintas, e em épocas diferentes, o que tem em comum é o facto de que ambas foram discriminadas, uma através da arte, outra através do seu tom de pele.
Em suma A Musa é um livro que tem tudo para cativar o leitor, o enredo tem mistério q.b., é envolvente, muito cativante, o final, mesmo não sendo aquele que se espera, só podia ser esse, coaduna-se com toda a narrativa. Gostei imenso.

(Lido em Julho)

Pode ler mais sobre o livro AQUI Editorial Presença
 

0 comentários: