12/09/2017

Porto Editora: José Paulo Cavalcanti Filho escreve "Somente a verdade"

Título: Somente a Verdade 
Autor: José Paulo Cavalcanti Filho 
Págs.: 176 
PVP: 16,60 €

Depois de uma Quase-autobiografia de Fernando Pessoa, as memórias de um escritório de advocacia

No próximo dia 14 de setembro, a Porto Editora faz chegar às livrarias Somente a Verdade, de José Paulo Cavalcanti Filho, advogado brasileiro e reconhecido biógrafo de Fernando Pessoa. 
Após ter passado oito anos a pesquisar e a escrever sobre a vida do poeta português, uma investigação da qual resulta Fernando Pessoa, uma quase-autobiografia, monumental obra multipremiada, o ex-Ministro da Justiça do Brasil decide agora partilhar algumas memórias de casos que passaram pelo seu escritório de advocacia.  
São 22 relatos que de convencional têm muito pouco: a mãe que decidiu morrer só depois de enterrar o filho (baseado na experiência do autor na Comissão Nacional para a verdade, criada para apurar os crimes da ditadura brasileira); ou o caso dos 3 canibais, um exclusivo da edição portuguesa, e incluído pelo autor pela relação dos principais acusados com Portugal.  
Com o talento de contador de histórias que revelou em Fernando Pessoa, uma quase-autobiografia, José Paulo Cavalcanti Filho abre ao leitor o seu universo pessoal e, ao mesmo tempo, confessa o seu fascínio pela natureza humana e celebra as incertezas do mundo.  
No dia 17 de setembro, no encerramento da Feira do Livro do Porto 2017, o autor é o convidado especial do Porto de Encontro, um ciclo de conversas com escritores promovido pela Porto Editora e pelo jornalista Sérgio Almeida. A partir das 16:00, Somente a Verdade e o bestseller Fernando Pessoa, uma quase-autobiografia dão o mote para uma conversa, que conta ainda com a participação de José Carlos Vasconcelos. 

SINOPSE 
Numa espécie de homenagem a Pablo Neruda e seus Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, os 22 deliciosos contos deste Somente a verdade têm origem no fascínio de José Paulo Cavalcanti pela natureza humana. Os Sanchos e Quixotes que somos.  
A falecida que convidou amigos para o enterro do irmão, a mulher que sonhava com um beijo e a mãe que decidiu só morrer depois de enterrar o filho, são alguns dos casos presenciados pelo autor no seu escritório de advocacia. Histórias reais, aqui narradas com sabor de ficção literária, sobre a certeza de que a verdade, muitas vezes, é só aparente.

O AUTOR 
José Paulo Cavalcanti é advogado no Recife, consultor da UNESCO e do Banco Mundial, ex-Ministro da Justiça, membro da Comissão Nacional da Verdade e membro da Academia Pernambucana de Letras. Autor de Fernando Pessoa, uma quase autobiografia, e vencedor de vários prémios, incluindo o Jabuti, o da Bienal do Livro e o da Academia Brasileira de Letras; em Portugal, o Dário Castro Alves; em Itália, o II Molinello. 





0 comentários: