14/11/2017

Belgravia, de Julian Fellowes



Opinião:
Fã de Downton Abbey, e sendo este o autor o criador da mesma, não podia deixar de ler Belgravia, apesar de que neste livro não se foca tanto nos criados, mas também têm um lugar de destaque, pois eles melhor do ninguém conheciam os segredos dos patrões.
Posso afirmar que é um romance histórico que arrebata logo de inicio, somos transportados para Inglaterra durante o século XIX, onde decorre a batalha de Waterloo, e é precisamente um acontecimento trágico ocorrido nessa altura que vai mudar a vida de todos os personagens.  
A história gira em torno de três famílias, duas foram devastadas com a perda de ente queridos, são os Trenchard e os Bellasis, tiveram de lidar com a dor, o sofrimento, o que fez com que no fundo moldasse a vida de cada um, sendo de classes sociais diferentes, quis o destino que as suas vidas se entrelaçassem sem saberem, uma delas guardou um segredo durante mais de vinte cinco anos, e quando se descobre, as repercussões podem abalar estas famílias, mas também pode não agradar a outros, ao ponto de não o quererem ver revelado, pois existe no seio de cada família ambição, intrigas, traição, vingança e romance. 
O enredo gira em torno desse segredo, e vai sendo desvendado ao longo das páginas, com surpresas pelo meio, através da escrita do autor tão fluída, e descritiva, onde nenhum detalhe é deixado ao acaso, a forma como descreve a sociedade na altura, como viviam, a atmosfera, os bailes, como se vestiam. E depois claro os personagens, bem construídos e caracterizados, capta a essência de cada um deles, é de destacar as personagens femininas, que são fortes e determinadas, e tudo isso é passado para o leitor de uma forma maravilhosa, sentimo-nos dentro desta época.
É realmente um romance histórico muito cativante, uma delicia para quem gosta deste género literário. Li num ápice, recomendo sem dúvida alguma.

Podem ler mais sobre o livro no site da Editorial Presença aqui


0 comentários: