24/05/2018

Livros do Brasil - Novos livros de Antoine de Saint-Exupéry e Truman Capote

Título: Um Sentido para a Vida 
Autor: Antoine de Saint-Exupéry 
Tradução e Prefácio: Ruy Belo 
N.º de Páginas: 192 
PVP: 16,60 €  
Coleção: Dois Mundos 

Relatos, reportagens e reflexões de Saint-Exupéry em Um Sentido para a Vida

Testemunhos preciosos de um dos mais inspiradores autores do século XX, traduzidos para português pelo poeta Ruy Belo.

Depois de Piloto de Guerra e Cidadela, a Livros do Brasil publica a 30 de maio o livro Um Sentido para a Vida, de Antoine de Saint-Exupéry, com tradução de Ruy Belo.  Publicada postumamente em 1956, esta obra reúne testemunhos preciosos do eterno aviador-escritor: um excerto da sua primeira obra, «O Aviador», de 1926, textos jornalísticos enviados a partir de Moscovo e da frente da Guerra Civil Espanhola, peças dos seus escritos mais filosóficos, e três prefácios onde são entretecidos os grandes temas da sua obra: o voo, as palavras, a humanidade. Adversário acérrimo de todas as tiranias que oprimem a dignidade do Homem, Saint-Exupéry expressa nesta coleção de alguns dos seus textos mais marginais a paixão pela grandiosidade humana e a ansiedade em relação aos destinos do mundo.

O Autor: 
Antoine de Saint-Exupéry nasceu a 29 de junho de 1900 em Lyon. Faz o seu batismo de voo aos 12 anos, aos 22 torna-se piloto militar e é como capitão que em 1939 se junta à Força Aérea francesa em luta contra a ocupação nazi. A aviação e a guerra viriam a revelar-se elementos centrais de toda a sua obra literária, onde se destacam títulos como Correio do Sul (1929), o seu primeiro romance, Voo Noturno (1931), que logo se tornou um êxito de vendas internacional, e Piloto de Guerra (1942), retrato da sua participação na Segunda Guerra Mundial. Em 1943 publicaria aquela que é reconhecida como a sua obra-           -prima, O Principezinho, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. A sua morte, aos 44 anos, num acidente de aviação durante uma missão de reconhecimento no sul de França, permanece ainda hoje um mistério.

Título: A Harpa de Ervas 
Autor: Truman Capote
Tradução: Paulo Faria 
N.º de Páginas: 152 
PVP: 8,80 €  
Coleção: Miniatura 

A Harpa de Ervas, de Truman Capote  

Romance inspirado na infância do autor é publicado na coleção Miniatura
 

A 30 de maio chega às livrarias A Harpa de Ervas, de Truman Capote, que a Livros do Brasil publica na coleção Miniatura. Inspirada numa memória de infância do autor, A Harpa de Ervas foi publicada originalmente em 1951 e no ano seguinte tornou-se a primeira obra do autor a ser levada ao teatro.  Esta é uma poética história de desadaptados, repleta de nostalgia e compaixão humana, protagonizada por Collin Fenwick, um rapaz que aos 11 anos, após a morte dos pais, vai viver para casa das irmãs Talbo. Até que uma discussão provoca uma fuga coletiva para uma casa na árvore. Ao grupo inicial vão-se juntando outras personagens, numa narrativa percorrida por reflexões e confidências, de onde despontam temas como a aceitação, a bondade e o medo perante a vida.  «Quando é que ouvi falar pela primeira vez da harpa de ervas? Muito antes do outono que passámos na amargoseira; num outono anterior, portanto; e, como não podia deixar de ser, foi Dolly quem me contou, pois mais ninguém se lembraria de lhe chamar isso, uma harpa de ervas.»

O Autor: 
Truman Capote nasceu em Nova Orleães a 30 de setembro de 1924. Em 1948 lançou o seu romance de estreia, Outras Vozes, Outros Lugares, e alcançou um imediato êxito literário internacional, afirmando-se desde logo como um dos mais originais autores americanos do pós-guerra. Entre as suas principais obras destacam-se A Harpa de Ervas (1951), seu segundo romance que viria a dar origem à sua primeira peça para teatro, Boneca de Luxo (1958), adaptada para cinema por Blake Edwards e protagonizada por Audrey Hepburn, e A Sangue Frio (1966), obra-prima pioneira na arte da reportagem narrativa. Membro do Instituto Nacional das Artes e Letras, recebeu três vezes o Prémio O. Henry Memorial, para melhores contos. Morreu em Los Angeles a 25 de agosto de 1984. 

 

0 comentários: