07/11/2018

«Uma Herança de Amor» de Cristina Campos


Opinião:
Li no final do verão Uma Herança de Amor, um romance sobre famílias, de encontros e desencontros, que se centra na vida de duas irmãs, a Anna e a Marina, distintas, quer fisicamente, quer na personalidade, crescem numa ilha de Maiorca, são inseparáveis até à adolescência, mas afastam-se quando Marina, vai estudar, e mais tarde ingressa como médica nos Médicos sem Fronteiras.
Até que um certo dia herdam um moinho com uma padaria, de alguém com quem nunca tiveram ligação, isso deixa em especial Marina, muito curiosa, elas querem vender o moinho, mas antes de o fazerem Marina precisa saber, descobrir quem era a pessoa por detrás desta herança e o que a motivou a fazê-lo.
E essa curiosidade vai fazer com que as irmãs se aproximem de novo, mas também faz com que segredos sejam desvendados.
A acção do livro decorre principalmente em Maiorca, as descrições das paisagens deram-me uma enorme vontade de viajar e conhecer esta ilha, as personagens femininas estão bem construídas, com os seus defeitos e virtudes, uma mais forte do que a outra, demonstrando que no fundo somos todos iguais. É um livro que nos faz pensar que nunca é tarde para se recomeçar, apesar das vicissitudes da vida, devemos sempre tentar concretizar os nossos sonhos.
A autora tem o dom de nos transportar para dentro do livro, através da sua história, dos personagens, do mistério em torno da herança, das receitas, dos cheiros, em especial do cheiro a pão acabado de cozer no forno a lenha, tão bom, das paisagens, dos habitantes da aldeia, o que fez com que fosse uma agradável leitura.


0 comentários: