11/02/2019

Ao Sol de Tânger, de Christine Mangan


Opinião:
Honestamente quando olhei para a capa deste livro (que acho linda), não pensei que fosse ler uma narrativa tão envolta em suspense, pensava que se tratava de um romance, fui surpreendida, este livro agarra e puxa o leitor para dentro da sua história.
Começa logo com um prólogo que promete, com alguém internado que sofre de distúrbios psicológicos, pois quer à força toda não se esquecer de algo, o que faz com que escreva num papel compulsivamente sempre que se lembra.
Quanto à narrativa tem como pano de fundo o norte de África, com todos os seus sons, cheiros, calor, cultura, passada nos anos cinquenta, tem como protagonistas Alice e Lucy, que foram colegas de quarto no passado, até que um acontecimento as afastou, e levou Alice para a cidade de Tanger, mas é surpreendida com a chegada de Lucy, e a partir daqui somos embrenhados por estas duas personagens complexas.
Narrado a duas vozes, temos a percepção e ponto de vista de Alice e de Lucy em capítulos alternados, repletos de tensão em torno das duas protagonistas, mas tudo se coaduna com ambiente da cidade, faz-nos sentir enclausurados, as ruas cheias de gente, aquele clima em que humidade se cola ao corpo, e onde lentamente a autora vai desvendando segredos atrás de segredos, do passado de ambas, o que leva o leitor a virar as páginas rapidamente para perceber a verdade.
Pessoalmente gostei bastante da escrita da autora, e do enredo que intriga, que roça um thriller psicológico, quanto às protagonistas, não senti empatia por nenhuma delas, mas isso estragou a história? Não, pelo contrário, as motivações e a obsessão patente durante toda a história agarrou-me, confesso que não estava à espera da reviravolta final, e queria que a autora tivesse desenvolvido mais, soube-me a pouco. Foi um livro que me surpreendeu, intrigou ao longo da sua leitura, tem mistério e suspense q.b. que prendem o leitor. Gostei imenso.

Nota: Direitos cinematográficos adquiridos pela Smokehouse Pictures. Irá contar com George Clooney na direção do filme e Scarlett Johansson no papel principal. 

Para saber mais sobre o livro consulte o site da Editorial Presença aqui

0 comentários: