06/02/2019

Espreite pela «Janela Indiscreta» de Mário Augusto

Espreite pela «Janela Indiscreta» de Mário Augusto: conversas, biografias e os melhores filmes das grandes estrelas de Hollywood agora em livro

Janela Indiscreta é o mais recente livro de Mário Augusto, que reúne conversas, biografias e os melhores filmes de 25 das maiores estrelas de Hollywood, como é o caso de Charlize Theron, George Lucas ou Scarlet Johansson.
O livro, que chegará às livrarias a 15 de fevereiro, tem o nome do magazine de cinema da RTP que Mário Augusto coordena e  apresenta há 17 anos. Com ilustrações - mais especificamente caricaturas - do ilustrador, cartunista, animador e caricaturista premiado André Carrilho e com prefácio da atriz Daniela Ruah, Janela Indiscreta promete, sem segredos nem maledicências, revelar o melhor das conversas que Mário Augusto tem tido ao longo das últimas três décadas com os maiores nomes da indústria cinematográfica.
Como já vem sendo habitual em livros anteriores de Mário Augusto, o lançamento de Janela Indiscreta será em Espinho, terra natal do autor. O evento terá lugar na sala António Gaio, do Centro Multimeios de Espinho, no dia 16 de fevereiro, às 16h30, e o livro será apresentado pelo humorista Francisco Menezes. Não fosse o autor um verdadeiro cinéfilo, no final da apresentação do livro e da sessão de autógrafos, terá lugar a antestreia de um filme inédito em Portugal.
A apresentação do livro irá também decorrer em diversas lojas FNAC do país - a maioria será acompanhada por uma exposição das caricaturas que ilustram o livro. A primeira terá lugar na FNAC do Colombo no dia 23 de fevereiro, às 18h30.
Segundo o ator Joaquim de Almeida, “o Mário partilha connosco as suas experiências e histórias de anos de convivência nos bastidores a que poucos conseguem ter acesso”. Janela Indiscreta é uma verdadeira viagem ao mundo do cinema.  

Sinopse: 
Ao longo de 35 anos de carreira na televisão, Mário Augusto realizou mais de duas mil entrevistas de cinema, sendo o jornalista português que mais estrelas entrevistou. Com algumas, a convivência e os reencontros enriqueceram as conversas, que foram muito para além do mais recente filme ou escândalo de Hollywood. Nos 15 anos do Janela Indiscreta, Mário Augusto selecionou as suas melhores entrevistas a 25 dos maiores nomes da indústria cinematográfica. Ilustrado com caricaturas certeiras de André Carrilho. Tal e qual! 

Sobre os autores:
Mário Augusto
nasceu em março de 1963, em São Félix da Marinha, perto de Espinho. É jornalista de televisão desde 1986, autor e apresentador de vários programas de divulgação de cinema. É o jornalista português que mais estrelas de cinema entrevistou para televisão, fez mais de duas mil entrevistas ao longo dos últimos 30 anos. Coordena e apresenta o mais antigo magazine de cinema da televisão portuguesa, o Janela Indiscreta, programa que em 2018 foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores como o melhor programa de entretenimento cultural da televisão portuguesa. Esteve na fundação da SIC, em 2009 regressou à RTP, trabalhou na rádio e é colaborador habitual de diversos jornais e revistas. É casado e pai de três filhos. Vive onde sempre viveu, em Espinho, uma paisagem à beira-mar que não troca por nada.

André Carrilho é um ilustrador, cartunista, animador e caricaturista natural da Amadora. Foi galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais e participou em exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha, Brasil, França, República Checa, China e EUA. O seu trabalho é publicado no New York Times, The New Yorker, Vanity Fair, Harper's Magazine e Diário de Notícias, entre outros. Em 2015, um dos seus cartoons sobre a epidemia do ébola tornou-se viral, sendo galardoado com o Grande Prémio no World Press Cartoon. No mesmo ano foi convidado a conceber um mural de caricaturas para decorar a famosa festa dos Óscares da revista Vanity Fair. 




0 comentários: