24/02/2019

VOX - vamos continuar a falar?

Se só tivesses direito a dizer 100 palavras por dia, o que farias para ser ouvida?


Vox, um romance distópico feminista sobre o poder da linguagem e a liberdade. 
 
Estados Unidos da América. Um país orgulhoso de ser a pátria da liberdade e que faz disso bandeira. É por isso que tantas mulheres, como a Dra. Jean McClellan, nunca acreditaram que essas liberdades lhes pudessem ser retiradas. Nem as palavras dos políticos nem os avisos dos críticos as preparavam para isso.

Pensavam: «Não. Isso aqui não pode acontecer.» Mas aconteceu.
 
Os americanos foram às urnas e escolheram um demagogo, conservador. Um homem que, à frente do governo e fiel a um conselheiro religioso e psicótico, decretou que as mulheres não podem trabalhar e dizer mais do que 100 palavras por dia. 

Mas isto é apenas o início…
Cada palavra a mais é recompensada com um choque elétrico, que aumenta de intensidade em proporção ao número de infrações, cortesia de uma pulseira obrigatória também usada por crianças e adolescentes do sexo feminino. Canetas e papéis são proibidos; Livros fechados a sete chaves; A utilização de linguagem gestual é punida.

«Uma versão aterrorizadora de Handmaid’s Tale passada no presente e um lembrete importante acerca do poder da linguagem.»Elle UK
«A política dos nossos dias aparece-nos num livro impossível de pousar e perfeito para fãs de distopias.» — Library Journal
«Em plena era #MeToo, Vox revela um cenário distópico em que as mulheres não têm voz.» — Vanity Fair

 
Curiosidade: Segundo um estudo científico realizado pela Universidade do Texas, mulheres e homens dizem, em média, 16 mil palavras por dia.

Sobre a autora:
Christina Dalcher é doutorada em Linguística Teórica pela Universidade de Georgetown. Já deu aulas em universidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Emirados Árabes Unidos. Publicou contos e pequenas narrativas em centenas de revistas literárias pelo mundo fora. Ganhou vários prémios e foi nomeada para muitos mais, nomeadamente o Pushcart Prize e o Bath Flash Award. Vox foi finalista (3.º lugar) nos Goodreads Choice Awards.


1 comentários:

Beatriz Sousa disse...

Ainda não li, mas está famous!