26/03/2019

Novidades Clube do Autor

Título: Rainha do Mar
Autor: Barry Hatton
Tradução: Pedro Vidal
N.º de Páginas: 312 
PVP: 18,00€

Lisboa, a cidade de tantos encantos

Novo livro de Barry Hatton, autor do bestseller Os Portugueses – já na 12º edição, revela a história de uma nação através dos olhos de um jornalista estrangeiro apaixonado por Portugal. 

Profundamente rico do ponto de vista histórico, Rainha do Mar é um livro que se lê com particular gosto. A narrativa envolve o leitor desde as primeiras páginas e a leitura avança a bom ritmo. Hatton combina na perfeição passado e presente, balanceia dados oficiais com mitos e lendas, figurais reais com personagens do imaginário coletivo, mistura de forma hábil informação e suposição, conhecimento e entretenimento, tudo com absoluto domínio do que é realmente relevante partilhar. 
O que mais surpreende é o olhar cativante sobre Portugal e a sua capital. Embora viva em terras lusas há várias décadas, o autor conseguiu, mais uma vez, distanciar-se o suficiente para nos olhar de fora. Rainha do Mar apresenta uma visão ímpar de um país controverso e desconcertante, cheio de contrastes, História e memórias.

Recomendado sem reservas pela imprensa estrangeira, o livro mereceu a atenção dos jornais The Times, Financial Times, The Sunday Times, entre outros, e do escritor Roger Crowley («Hatton conta de forma vívida a história fascinante de uma das cidades europeias mais singulares a subestimadas.») Taccoen (Jan), um nobre flamengo de passagem por Lisboa em 1514, ficou rendido. Disso deu conta numa carta enviada para casa em que refere «podeis observar muitos animais e estranhas pessoas em Lisboa.» Falava dos elefantes com quem se cruzara na cidade e da grande miscelânea populacional (sobretudo de origem africana e oriental) que testemunhara. Talvez seja esse um dos segredos da capital portuguesa, mas há mais, segundo o autor. 
Um dos capítulos mais impactantes, por mais que já se tenha escrito sobre o fatídico dia 1 de Novembro de 1755, é o quinto. Nele se relata a destruição épica de uma grande e opulenta cidade, o prestígio de ser um dos dois patriarcados no mundo e a calamidade que traz um salvador com traços de ditador, que acaba esquecido numa caixa de madeira. 
Graças ao trabalho de vários meses, tantas vezes apoiado em estudos de vários historiadores portugueses, Hatton oferece-nos uma viagem fascinante a bordo do seu livro. Não se trata de uma narrativa linear histórica, tal como refere o autor, mas sim de uma história contada a partir de dentro, ligando os pontos entre o passado e o presente de forma esclarecedora e interessante. Missão totalmente cumprida, acrescenta a editora. 
Ao longo de mais de dois mil anos, Lisboa soube adaptar-se, reinventar-se, sobreviver. A sua história sem sempre foi fácil e muitas vezes é indissociável do percurso do nosso país, mas a cidade tem as suas próprias idiossincrasias, peculiaridades e memórias.

Lisboa é a protagonista, na vida real e nas páginas deste livro. Conquistas, adversidades, glória e poder: Rainha do Mar é, na sua essência, a história de uma das capitais mais fascinantes do mundo. 
 
 

Título: Filhos e Soldados – Os Heróis do Holocausto 
Tradução: Luís Santos
N.º de Páginas: 408
PVP: 19,50€
Disponível a partir de 3 de Abril

«O relato de como milhares de judeus alemães ajudaram a vencer a Segunda Guerra Mundial. O seu exemplo de coragem e patriotismo não deve ser esquecido no quadro atual da luta contra o terrorismo.» Leon Panetta, ex-diretor da CIA e ex-secretário de Defesa
«A história heroica dos refugiados judeus da Segunda Guerra que regressaram à Europa para combater os nazis.» Newsday
«Este livro está repleto de exemplos concretos de coragem, compromisso, compaixão e, também, de uma crueldade indescritível.» San Francisco Chronicle
«Um relato fascinante de homens extraordinários em plena Segunda Guerra.» USA Today

«Uma história de coragem e determinação, vingança e redenção que revela uma faceta desconhecida da guerra. (…) Uma história magnífica, muito bem contada.» Boston Globe

A saga dos jovens judeus que escaparam dos nazis, encontraram refúgio nos EUA e regressaram à Europa dilacerada pela guerra para lutar contra Hitler foi o ponto de partida de Bruce Herderson para escrever Filhos e Soldados, os Heróis do Holocausto. Conhecidos como Ritchie Boys, estes jovens foram incorporados em todas as unidades de combate, tendo tido um papel fundamental em operações como o desembarque na Normandia ou a libertação do campo de concentração de Buchenwald.

Com base nos relatos dos sobreviventes e numa pesquisa rigorosa nos arquivos de guerra, Bruce Henderson revela nesta obra emocionante, repleta de material inédito, um capítulo desconhecido da Segunda Guerra Mundial.

Bruce Henderson, jornalista e escritor premiado, é autor e coautor de mais de vinte livros de não-ficção, incluindo os bestseller And the Sea Will Tell, posteriormente adaptado à televisão, e Hero Found: The Greatest Pow Escape of the Vietnam War, sobre a história real do piloto da marinha Dieter Dengler, com quem Henderson serviu a bordo do porta-aviões USS Ranger durante a guerra do Vietname. Os seus livros já foram publicados em mais de uma dezena de países. 
 

0 comentários: