26/03/2019

Regresso à Tua Pele, de Luz Gabás


Opinião:
Honestamente quando olhei para a capa deste livro pensei que fosse um romance leve sem grande conteúdo, mas não, revelou-se uma boa surpresa.
São duas histórias que se entrelaçam num espaço temporal diferente, em épocas distintas, mas que autora soube muito bem construir.
Temos uma personagem na actualidade, Brianda, uma jovem engenheira, com uma vida perfeitamente normal, que mora em Madrid, mas, que sente uma necessidade de voltar à sua casa de infância, numa aldeia chamada Tiles, algures nos Pirenéus, onde descobre um segredo que a deixa completamente obcecada. Nesse mesmo lugar quatro séculos antes, viveu outra mulher cujo o nome também era Brianda.
E entre capítulos intercalados vamos tendo a história de vida de ambas as mulheres, começa de forma lenta e confusa, com a Brianda actual, que tem episódios que a levam ao passado e não percebe o porque, isto tudo coaduna-se com o ambiente frio, isolado da aldeia onde está, cujo o mistério adensa-se à medida que se aproxima de descobertas que a sugam, que a consomem, em especial quando se encontra com um homem que reconhece, e que aparentemente está deslocado daquele lugar, mas que no fundo tem a ver com toda a história do passado.
Depois quando entramos na parte da história da Brianda,  no ano de 1585, cujo o Rei era Filipe II de Espanha e I de Aragão, o enredo ganha um novo fôlego ou não fosse eu amante de romances históricos, temos as habituais intrigas e conspirações, as lutas pela terra entre senhores feudais, e temos uma personagem feminina fortíssima que simplesmente nos fascina e agarra durante toda a parte desta história, é tão intensa que não nos dá vontade de largar o livro, só para saber o que vai acontecer a seguir.
Gostei dos personagens em especial como disse, das do passado, estão bem construídos, e o enredo também, e apesar de meter um pouco de esoterismo, talvez reencarnação, temáticas de que não sou apreciadora, não foi por isso que deixei de gostar deste livro, cuja a leitura foi compulsiva na maior parte das vezes, pelo suspense, e pelas emoções no decurso desta narrativa. Gostei muito.
A autora escreveu esta história baseada em factos verídicos, existe uma lista de nomes de 24 mulheres que foram acusadas de bruxaria em 1592, e enforcadas após confissão forçada através de tortura. 


0 comentários: