27/03/2019

Um Estranho Dentro de Casa, de Shari Lapena


Opinião:
Confesso que ainda não consegui ler o livro anterior, O Casal do Lado, vão-se sempre metendo outros livros pelo meio, mas vou ler em breve. pois fiquei com muita vontade de comparar os livros, assim não posso dizer qual dos dois é melhor.
Nesta narrativa temos uma protagonista feminina Karen, que logo no início do livro tem um acidente de viação, o qual podia acontecer a qualquer pessoa, mas o facto de o marido chegar a casa e ver que a esposa saiu à pressa deixando para trás o seu telemóvel. as luzes acesas, acha estranho. Até que fica a saber que a esposa se encontra no hospital, e que está com amnésia, a sua mente apagou tudo em relação ao acidente.
Perto do local do acidente, num edifício abandonado, é encontrado um cadáver, que ninguém identifica, será que ambas as coisas estão relacionadas? A partir daqui começamos a questionar-nos do porque da fuga tão apressada da protagonista, o que desencadeia uma serie de investigações da parte da policia que vamos acompanhando.
Apesar de gostar da construção dos personagens, não senti empatia por nenhum deles, por exemplo não gostei nada da vizinha da frente que os vigia literalmente todas as horas do dia, que ligação é que pode ter com este casal? Não inspira confiança absolutamente nenhuma. Da protagonista que esconde segredos, o marido tem telhados de vidro, o que nos deixa intrigados. E conforme vamos avançando na história, vão-se desvendando esses segredos, o que faz com que o casal se afaste cada vez mais um do outro, interrogando-se se sabem afinal com quem casaram.
Posso dizer que este livro lê-se rapidamente, não existem momentos parados, a autora faz-nos desconfiar dos personagens, nunca sabemos em quem podemos confiar, as revelações vão sendo feitas capitulo após capitulo, e depois temos uma mini reviravolta no final, que eu já desconfiava, e que acho que a autora podia ter feito melhor, como é possível uma pessoa encobrir totalmente o seu passado, e continuar impune no presente?
No entanto não há dúvida que Um Estranho Dentro de Casa, sendo um thriller doméstico, demonstrou que nem tudo é o que parece, e nos faz questionar. Gostei, e espero gostar também do livro anterior.  

Pode saber mais sobre o livro no site da Editorial Presença aqui


0 comentários: