09/09/2019

Porto Editora - Booker 2018 - “Milkman”: um rumor para levar a sério



Romance de Anna Burns, vencedor do Booker 2018, chega a 19 de setembro às livrarias nacionais.    

Original, desafiante, mordaz. Os elogios a Milkman atravessaram o mundo desde que ganhou o prestigiado Booker Prize 2018, consolidando-se depois ao vencer também os prémios National Book Critics Circle e Orwell para ficção política. A 19 de setembro, este impressionante romance de Anna Burns chega finalmente às livrarias portuguesas, com chancela Porto Editora.

Tendo como cenário o auge dos conflitos entre as duas irlandas nos finais dos anos 70, em Milkman acompanhamos uma jovem rapariga, anónima e igual a tantas outras, que, de repente, se vê envolvida num boato sem fundamento e é arrastada para um quotidiano pautado por uma violência que não sendo física é igualmente destruidora. Uma comovente história de resiliência e de verdade num mundo marcado por fronteiras, crenças religiosas e assédio.

«História de brutalidade, intromissão sexual e de resistência, tecida com um humor mordaz. [...] Nenhum de nós leu algo assim antes.» Júri do Prémio Booker 

Lançamento: 19-09-2019
N.º de páginas: 384
PVP: 18,80€


SOBRE O LIVRO
Nesta cidade sem nome, ser interessante é perigoso. A irmã do meio, protagonista deste romance, empenha-se em evitar que a sua mãe descubra a identidade do namorado e em não dar explicações sobre os encontros com o leiteiro. Mas quando o cunhado um descobre a situação e começa o rumor, a irmã do meio torna-se «interessante». A última coisa que queria ser. Porque, nesta cidade, ser interessante implica que te prestem atenção e isso é perigoso.
Num original misto de inocência e perspicácia, com um estilo único, torrencial e anónimo muito próprio da oralidade, a narradora partilha com o leitor a sua vida, profundamente marcada pela violência física e psicológica.
Milkman, de Anna Burns, é uma comovente história feita de rumores e falatório, de aceitação e resistência, de silêncio e surdez intencional, que decorre no auge dos conflitos entre as duas irlandas e que espelha o que de pior há no ser humano.

SOBRE A AUTORA 
Anna Burns
Nasceu em Belfast, em 1962. É autora dos romances No Bones (vencedor do prémio Winifred Holtby Memorial e finalista do prémio Orange), Little Constructions e da novela Mostly Hero. Vive em East Sussex, Inglaterra. Milkman foi vencedor dos prémios Booker, National Book Critics Circle e Orwell para ficção política, e esteve nomeado para o Women's Prize for Fiction 2019.

       

0 comentários: