O senhor presidente do Governo Regional da Madeira não precisa de mestres. Ele próprio é um grande Mestre. Portanto, não precisa saber o que os outros grandes Mestres escreveram porque nada tem já a aprender. Ele é um self-made-man, um homem de convicções fortes que talvez tenha lido Maquiavel.
No entanto, talvez não fosse má ideia oferecer-lhe um livro, mesmo que com o simples propósito de lhe proporcionar umas boas gargalhadas, até porque o senhor Presidente, já se viu, é homem de gargalhada fácil.
Alberto João Jardim nada aprenderia com a leitura deste livro, no entanto, trata-se de uma excelente leitura de férias (eu próprio preciso de o reler).
O Outono do Patriarca, de Gabriel Garcia Márquez é uma sátira bem-humorada a um imaginado ditador da América Latina. Ele governa há tanto tempo que se esqueceu já de quando chegou ao poder. Aliás, a sua idade, que ninguém sabe ao certo situa-se entre os 107 e 232 anos. Tem cerca de 5000 filhos, embora sofra de um testículo estranhamente inchado.
As vacas ocupam o seu palácio, povoando-o de moscas. Aliás, essas moscas acompanham-no fielmente para onde quer que se dirija. Os abutres são outros coabitantes do palácio de governo.
Ele é tão poderoso que estabelece por decreto a hora do amanhecer e vai vendendo, por lotes, o mar das Caraíbas aos Estados Unidos da América.
Enfim, um livro divertido que descreve uma situação, obviamente, inimaginável na realidade (ou não?).
Foto retirada daqui
0 comentários:
Enviar um comentário