24/06/2010

Viva o S. João

Hoje foi noite de festa rija cá em Braga: S. João, ou seja, poeira, música pimba, cheiro a suor e barracas de comida cheias de gordura, capazes de revolver os fígados ao mais angélico inspector da ASAE.
Foi noite de porradas que não são com alho-porro, como antigamente, mas com martelos chineses… aliás, um dia destes ainda há-de aparecer por aí uma ONG para defender os direitos do alho-porro…
As barracas de sardinha assada com vinho tinto carrascão são as estrelas maiores da constelação da festa popular, com as suas “very tipical” mesas feitas de tábuas à moda do farmville, com as suas não menos “tipical” manchas de vinho tinto…
As tendas de artesanato africano, mantas marroquinas e relógios suíços da Tailândia substituíram há muito as barraquinhas de artesanato. É a globalização a deixar marcas também na festa do Baptista. Pela Avenida da Liberdade abaixo, acima e outra vez abaixo deambulam os mesmos apaixonados de sempre, levantando as mesmas nuvens de poeira, respirando o mesmo monóxido de carbono do ano passado.
No ar vagueiam as ondas sonoras que debitam Tony Carreira a condizer com o fedor dos sovacos e berros de criancinhas ranhosas a pedir farturas.
No largo do santo, os carrosséis eléctricos divertem os Schummacher de feira, crianças graúdas no único sítio do mundo onde podem conduzir a cair de bêbadas.
Até ao final Agosto devia ser sempre S. João! Mas um S. João de verdade; sem crise, só com sardinhas baratas; sem políticos aldrabões, só com autarcas popularuchos que dão circo ao povo; só com o S. João e as notícias dos jornais desportivos: jogadores do Benfica vendidos por 40 milhões como se fossem macacos de circo, as meninas todas que vão casar com o Cristiano Ronaldo e outras coisas verdadeiramente importantes, neste país de pançudos que digerem de palito ao canto da boca as maravilhas que o senhor Engenheiro vai ditando! Que alegria vai neste país!
Decididamente, adoro o S. João!
 Imagem retirada daqui:

http://avenidacentral.blogspot.com/

0 comentários: