04/08/2010

Contos Russos - Dostoiévski, Andréev e Tolstoi

Esta excelente edição da Editorial Presença é composta por três contos extraordinários! .
O primeiro conto é de Dostoievski e é simplesmente surreal, uma vez que nos fala de um homem que foi engolido por um animal que dá nome ao conto, nada mais nada menos que um crocodilo! O acontecimento deu-se quando a vítima estava a visitar o animal (atracção turística) no Passage, decorria então o ano de 1965. Até aqui tudo normal, no entanto o sujeito em questão não sofreu nenhum ferimento ao contrário do que seria de esperar e até ajeitou-se confortavelmente dentro do crocodilo, começando a tirar partido da situação a seu favor.Ivan Mavéitch vê logo um mar de vantagens na sua nova “casa”. Podia estudar o crocodilo no seu interior e assim dedicar-se às ciências naturais; Podia ainda trabalhar deitado; a sua esposa podia reunir em sua casa amigos e desconhecidos para falar da condição do marido; ele próprio seria uma atracção turística.O dono da loja e sua esposa onde se encontra o crocodilo, duplicam o preço da entrada das visitas. O amigo, onde tenta buscar uma solução atribui a culpa desta situação à própria pessoa que foi engolida, pois esta deixou-se apanhar e agora encontra-se a “descansar” do trabalho.Assim, através deste conto e dos seus personagens, onde tudo é hilariante, Dostoiévski consegue uma vez mais caracterizar a sociedade da altura.Este conto é também uma demonstração de que Dostoiévski escreveu não só o estilo a que estamos acostumados: personagens complexos que se debatem com dúvidas existenciais (como Raskolnikov) em que a acção e arrependimento são uma constante. Personagens em que a mente humana é fortemente explorada.
Neste conto, de estilo diferente daquele que referi, Dostoiévski elabora uma crítica à sociedade, mas de forma leve e divertida, num estilo bastante diferente daquele que estamos acostumados..
O segundo conto intitula-se Lázaro. Em traços muitos gerais, a Bíblia diz-nos que Lázaro adoeceu e faleceu durante quatro dias. Após estes quatro dias de morte, Jesus Cristo ressuscitou-o. Sobre a sua segunda morte nada se sabe.Neste conto em particular há a destacar a meu ver três aspectos: a morte que contrariada, persiste no olhar daquele que outrora fora sua vítima; o aspecto de Lázaro após a sua ressurreição e a curiosidade humana.Lázaro, depois do seu regresso dos mortos, carrega no olhar a morte e todos que o olham ficam sem vida, ou seja, não morrem, mas é um viver desprovido de qualquer alegria ou interesse. No entanto, o ser humano é curioso por natureza e às vezes só acredita quando vê com os seus próprios olhos. Mesmo que haja o risco de perder o gosto pela vida, a curiosidade é bem mais forte. Desta feita, Lázaro é procurado pela simples curiosidade de verem o homem que Jesus Cristo ressuscitou e se este, realmente carrega a morte no olhar. O aspecto de Lázaro é relatado sob o ponto de vista da ironia, pois este ressuscita com todas as marcas que a morte lhe deixou no corpo "és mesmo assustador meu pobre amigo, a morte não foi preguiçosa no dia em que tão imprudentemente caíste nas suas mãos"
O terceiro conto “A Morte de Ivan Ilitch” é uma obra prima da literatura que nos fala também sobre a morte e como esta é encarada por quem se apercebe que está a chegar ao final dos seus dias. Podem ler o comentário a este conto aqui no blogue viajar pela leitura.

2 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
DESTANTE

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

José
Ramón...

Unknown disse...

Também adorei este livro. Fiquei absolutamente surpreendido com o conto de Dostoievski. Definitivamente, ele á um dos meus heróis.
E, é claro, gostei da tua análise :)
-