09/11/2010

Um Livro Para Sua Excelência - nº 8

O nosso mais distinto funcionário público vai ganhar menos. Bem, é o destino de quem tem por patrão um “teso” como o nosso Estado. Bem, convenhamos que comparado com o mais comum dos malandros engravatados que neste país crescem como cogumelos, Cavaco Silva até nem ganha muito. Os malandros é que ganham demasiado. Além disso não acredito que ele tenha muito dinheiro nas Ilhas Caimão, cujos bancos devem estar atafulhados de euros portugueses.
Eu confesso desde já que não vou votar nele. Mas tenho uma certa simpatia pelo homem; para mim ele é uma mistura simpática entre o mítico Avô Cantigas e o D. José I que ficou na história por se limitar a ver o Marquês de Pombal reinar.
E a prova desta minha simpatia por ele é que lhe “ofereço” o segundo livro nesta rubrica; ele é o nosso primeiro repetente.
De facto, já em tempos lhe oferecemos “Cão como nós” do seu “amigo” Manuel Alegre.
Hoje ofereço-lhe um livro apenas porque o título lhe assenta bem. Já o li mas vou fazer como aquelas pessoas que não sabem o que oferecer pelo Natal, dão uma espreitadela apressada pela estante da livraria e decidem assim: “ora aqui está um título que assenta bem ao meu avô”. Foi assim que escolhi este livro para o meu caro Presidente: “Uma Cana de Pesca para o meu Avô”, de Gao Xingjian.
Porquê uma cana de pesca? Sei lá... talvez a imaginação de quem lê encontre explicação.

3 comentários:

NLivros disse...

Post impecável!
Adorei!
:D
Abraço!

Nuno Chaves disse...

Hum... Hum... uma cana de pesca! acenta-lhe como uma luva! é sempre um objecto que poderá levar o "nosso" presidente a fantasiar um pouco! util em muitas circustâncias!
coitado! agora vai ter de descontar mais um Pouco (enfim é a vida!) talvez agora se arrependa um pouco de todas aquelas reformas a 100 por cento que aprovou a muito bom cabedal com 50 anos, ou dos milhões que chegavam diariamente (ah! é verdade foram feitas as auto-estradas!) ou do país que começou a retalho! (bem é melhor parar por aqui) ele sempre tem uma coisa melhor que eu! acumula reformas de ministro de primeiro ministro de professor de presidente... (mas porque CAR..HO! é que eu só vou ter uma (um apanhado da minha carreira profissional)

é definitivamente uma boa prenda para o natal, mas só a cana, sem livro (enquanto o pau vem e vem...)

Nuno Chaves disse...

* Onde se lê começou a retalho deve ler-se "Começou a vender a retalho"