11/12/2010

Minuto de Leitura com LA

Na passada Sexta Feira Luís Almeida sugeriu as leituras "Voar Sem medo" de Cristina Albuquerque e "Ao Cair da Noite" de Michael Cunningham.
É de salientar que Cristina Alburquerque estará na Livraria Bertrand do Centro Comercial Parque Atlântico em S. Miguel hoje dia 11 de Dezembro de 2010 às 19 horas para o lançamento do livro "Voar sem medo". A apresentação estará a cargo da Dra Isabel Barata.
Então já sabe, se está em Ponta Delgada não perca o lançamento do livro :)
O livro Voar sem Medo - Um guia prático para voar confiante e descontraído coordenado pela psicóloga e especialista em fobia de voo Cristina Albuquerque em co-autoria com um conjunto de profissionais, oriundos de várias áreas, desde a psicologia, passando pela pilotagem e tripulação de cabine, até à engenharia aeronáutica, contando, ainda, com a colaboração especial de um dos maiores especialistas internacionais nesta matéria, Lucas van Gerwen Psicólogo, Piloto e Director da VALK Foudation, é, sem dúvida, uma publicação pioneira e inovadora no panorama editorial nacional. Voar sem Medo é o primeiro livro português, escrito por especialistas nacionais em que todas as vertentes relacionadas com o medo de voar são detalhadamente analisadas para que o leitor ultrapasse os seus receios e comece a retirar o máximo proveito de cada viagem aérea. Apresenta ideias sobre o que se pode fazer quando se é surpreendido por uma crise de ansiedade a bordo e contém sugestões muito específicas relativamente ao que deve fazer para não agravar o stress associado à viagem. Voar sem Medo é uma obra, de leitura fácil e com descrição de casos práticos, em que os autores explicam como funcionam os mecanismos psicológicos que estão subjacentes ao medo de voar (causas e factores etiológicos, sintomas, sinais de alerta, comportamentos típicos, mecanismos de funcionamento e compreensão do que pode ter despoletado o problema em cada pessoa) e oferecem dicas e recomendações úteis para quem viajar de avião representa um problema. Partindo do princípio que a falta de informação pode ser o detonador do medo, os autores abordam também os aspectos técnicos da aviação e das várias fases do voo. No livro Voar sem Medo é disponibilizada informação factual acerca de aspectos relacionados com os aviões e o transporte aéreo (estatísticas de acidentes aéreos, modo como funcionam as aeronaves, fases do voo, ruídos associados, explicação de fenómenos como a turbulência, informação sobre tópicos relacionados com a segurança de voo e a manutenção aeronáutica, etc.). Este tipo de informação pretende preencher o “vazio” criado pelo desconhecimento de como tudo funciona que, na ausência de informação, é muitas vezes ocupado e invadido por pensamentos e interpretações que não só geram como potenciam medo. Em suma, Voar sem Medo é um livro que dissipa dúvidas, desmonta falsas crenças, elimina medos infundados e, sobretudo, reforça a confiança dos passageiros no transporte aéreo.
.
Sobre a autora: Nascida em 1964. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, 1987 Pós-Graduada em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, 2000 Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental acreditada pela Comissão de Acreditação da Associação Portuguesa de Terapia Comportamental.
Ligada à aviação desde 1991, altura em que começou a dedicar-se ao estudo e tratamento das fobias de voo.
Membro da European Association of Aviation Psychology Em 2006 fundou, com os restantes colaboradores deste livro, o primeiro programa português de tratamento em grupo para aerofóbicos. Foi Coordenadora do referido programa desde a sua fundação até 2009.
Desde 2000, dedica-se ao estudo, tratamento e investigação da aerofobia na Clínica Psiquiátrica e Psicológica Dr. Afonso de Albuquerque Fundadora da Consulta de Fobia de Voo “Voar sem Medo” cujo objectivo é proporcionar ajuda especializada a quem tem medo de viajar de avião.
.
Peter e Rebecca Harris, na casa dos quarenta e a viver em Manhattan, aproximam-se do apogeu das suas carreiras em arte: ele, negociante; ela, editora numa boa revista da especialidade. Com um moderno e espaçoso apartamento, uma filha adulta a estudar na universidade em Boston e amigos inteligentes e animados, levam um invejável estilo de vida urbano contemporâneo e parecem ter todas as razões para serem felizes. Mas é então que o irmão de Rebecca surge em cena. Extremamente parecido com ela, mas muito mais novo, Ethan (conhecido na família como Mizzy, «O Erro») resolve visitá-los. Na sua presença, Peter começa a pôr em causa os artistas, o trabalho destes, a sua carreira – todo o mundo que construíra com tanto cuidado. Tal como o aclamado romance As Horas, vencedor do Prémio Pulitzer, esta nova obra de Cunningham constitui uma visão dolorosa do modo como vivemos hoje em dia. Plena de peripécias inesperadas, faz-nos pensar (e sentir) com profundidade nas utilizações e no significado da beleza e no papel do amor nas nossas vidas. «No seu romance mais concentrado – um enaltecimento agridoce da criatividade humana – Cunningham, mestre da escrita vencedor de um Prémio Pulitzer, combina erotismo e estética para orquestrar uma admirável crise da alma. Inspirando-se em Henry James e Thomas Mann, assim como nos artistas Agnes Martin e Damien Hirst, produz uma história belíssima, espirituosa, filosófica e urbana sobre os mistérios da beleza e do desejo, da arte e da ilusão, do tempo e do amor.» . Sobre o autor: MICHAEL CUNNINGHAM é autor de As Horas, galardoado com o Pulitzer Prize e o PENFaulkner Award e já adaptado ao cinema; Uma Casa no Fim do Mundo, igualmente adaptado ao grande ecrã; e Sangue do Meu Sangue, todos publicados em Portugal pela Gradiva. Vive em Nova Iorque
.
Bom fim de semana e boas leituras :)

0 comentários: