UM PAÍS EM VÉSPERAS DE UMA REVOLUÇÃO
UM ROMANCE POÉTICO SOBRE A CULTURA IRANIANA
Este romance de estreia passa-se em Teerão, entre os anos 1973 e 1974, antes da revolução islâmica, ainda sob o opressivo regime do Xá Reza Pahlevi. Nesta obra de inspiração autobiográfica, as figuras principais são dois adolescentes em férias escolares que passam grande parte do verão a deambular pelos terraços das casas da vizinhança... Ali trocam confidências, sonham com o futuro, mas também ganham consciência das realidades mais duras da vida. Intenso, dramático e colorido, Terraços de Teerão dá-nos a conhecer a cultura iraniana, através das vidas de personagens em que nos reconhecemos no mais essencial da experiência humana.
Mahbod Seraji veio para os EUA em maio de 1976, com o objetivo de obter o grau de bacharel em Engenharia Civil. Mas não muito depois da sua chegada, a reviravolta e a agitação tomaram conta do seu país – o Xá foi derrubado em 1979, ao que se seguiu a chegada dos aiatolas ao poder sob o comando de Komeini e a invasão da zona ocidental do Irão pelo Iraque, dando início a uma guerra que durou mais de oito anos e ceifou um milhão de vidas. Mahbod foi forçado a mudar de planos, ficando na Universidade do Iowa até 1989, onde completou o doutoramento.
TRADUZIDO EM 11 LÍNGUAS: Chinês, Russo, Sérvio, Coreano, Turco, Espanhol, Português, Islandês, Italiano, Hebraico e Croata.
CITAÇÕES DE IMPRENSA ESTRANGEIRA
«Terraços de Teerão combina uma história de amor em plena adolescência com a exaltante narração da luta contra a ditadura. Uma obra que nos dá a conhecer a cultura iraniana, com personagens em que universalmente nos reconhecemos. Um romance que daria um excelente filme.» - Reese Erlich
MENÇÕES HONROSAS ATRIBUÍDAS A TERRAÇOS DE TEERÃO:
Livro do Ano 2009-10 seleccionado pela Universidade Villanova.
Seleccionado para o Festival Literário Escrita de Primavera.
Associação Dos Livreiros Americanos escolhe-o como excelente estreia literária.
Reading Group Guides elege-o para o seu Top 25 de 2009.
Bay Area Books considera-o como um dos 50 livros notáveis de 2009.
0 comentários:
Enviar um comentário