23/02/2012

O Toque de Midas, Colleen McCullough

Opinião:
Existem livros que marcam e nos acompanham ao longo da vida. Já li este livro há bastante tempo e continuo a pensar nele de vez em quando. "O Toque de Midas" de Colleen McCullough (uma autora de eleição) na minha modesta opinião é uma obra prima, um livro do qual não me irei desfazer nunca. 
É um livro "épico” arrebatador, a sua história passa-se na Austrália, temos uma personagem muito forte Alexander Kinross, um filho que foi rejeitado, mas que irá conquistar o mundo com o seu faro para os negócios, sendo um homem fora de série, audaz, sem medos de enfrentar seja o que for. Ele consegue controlar tudo e todos, menos o seu casamento ou seja a sua bela esposa Elizabeth, oferece-lhe tudo o que é possível de bens materiais, mas não consegue ter o seu amor. Este pequeno excerto que demonstra isso mesmo: «... saí de casa aos quinze anos, e durante estes anos conquistei tudo a que me dediquei. Em breve farei trinta e três anos e já fiz mais do que a maioria dos homens conseguem fazer até aos setenta. Tenho uma vontade de ferro, o meu poder é imenso...sou accionista maioritário da mina de ouro mais produtiva da História do mundo, tenho interesses no carvão, ferro, terras, sou proprietário de uma cidade e de um caminho-de-ferro. E, no entanto, não consigo que uma rapariga de dezassete anos veja a razão, nem conquistar o seu afecto, quanto mais o seu coração»
 Este livro aborda diversas culturas e religiões e isso deve-se ao facto de Alexander andar sempre a viajar, e também à mistura de culturas que habitam a cidade de Kinross, escoceses, norte-americanos, chineses, australianos e alemães. Fala-nos de politica, da revolução introduzida no séc. XIX. É uma grande história de amor, de amizade, de traição, infidelidade, temos de tudo um pouco neste livro. Enfim um romance delicioso que me deu muito prazer a ler, fez-me sorrir, sentir a revolta, apatia pelas personagens, uma panóplia de vários sentimentos como se tivesse dentro livro, e eu adoro quando isso acontece. Em suma um livro para saborear, ler e reler, sem dúvida alguma. Um belo romance que vale cada uma das suas páginas (510).
Adorei e recomendo.

Sinopse
No centro do romance está Alexander Kinross, lembrado na sua Escócia natal como um pobre jovem aprendiz de caldeireiro. Mas quando, anos mais tarde, escreve da Austrália a avisar que a noiva pode ir ter com ele, os seus parentes rapidamente se apercebem que fez fortuna com o ouro. Chegada a Sidney depois de uma difícil viagem, Elizabeth Drummond, de 16 anos, encontra-se com o seu futuro marido e descobre, para sua infelicidade, que ele a assusta e repugna. Sem outra hipótese, casa com ele e fica relegada numa quinta algures no imenso campo australiano. Nem sequer faz ideia que ele mantém uma amante, a sensual e extrovertida Ruby Costevan. Cativado pelas diferentes personalidades da esposa e da amante, Alexander decide manter ambas as mulheres. Elizabeth dá-lhe duas filhas. Movido pelo desejo de ter um varão, Alexander vira-se para o filho de Ruby, como possível herdeiro do seu império.

7 comentários:

Ângelo Marques disse...

Olá Odete,
Adorei o teu comentário ao livro, muito interessante.
Bem-vinda ;)

Paula disse...

Odete,
Já li este livro e concordo com o que dizes, não nos deixa indiferentes :)
Uma obra que também aconselho :D
Abraço

Isabel disse...

Gosto imenso da Collen McCullough, é uma das minhas autoras preferidas.Já li vários livros dela e todos grandes histórias. Este Toque de Midas é um dos meus livros preferidos de tudo o que já li. É acima de tudo uma bela história de amor, de um homem extraordinário,pelo filho e pela mulher amada (que não é a mãe desse filho).Um livro que se lê com entusiasmo do princípio ao fim.
Um abraço

Luís Miguel disse...

Olá Odete,
Não conheço esta autora mas tenho ouvido falar bem dela. Gostei muito da tua crítica pelo que é mais um livro para a minha wish-list!
Abraço

Anónimo disse...

Olá Odete.

Cheguei ao fim deste livro.
É um livro extremamente interessante, envolvente e reflexivo. Senti ao longo da história que o verdadeiro sentido da vida (seja de um bem sucedido empresário, ou de utra pessoa qualquer), tem um unico epicentro, o amor e as relações que se fazem na vida. De uma forma muito refinada, a autora toca todos os atributos da espécie humana, a ambição, a força, a paixão, a dor e a realidade cristalina que só a idade permite filtrar dos sentimentos.
...
Este livro foi-me oferecido.
Jamais esquecerei onde pousar os dias atrapalhados.

Fragmentos Repartidos disse...

Não conheço a autora, mas sinto-me tentado a lê-la devido a este post. Os comentários destes teus outros leitores/bloggers também dizem o mesmo. Gosto de livros que têm a capacidade de nos marcar, que não sejam só mais um livro e parece-me que esse é daqueles (dos bons). Tenho de anotar para não esquecer!

Boas leituras!

Odete Silva disse...

Eu gostei muito por isso recomendo, não sei é quando é que a Bertrand o vai publicar, o livro que tenho é da extinta Difel.
Obrigada :)