28/08/2017

Sete escritores odeiam Orgulho e Preconceito. A Guerra e Paz publica-o no bicentenário de Jane Austen



ORGULHO E PRECONCEITO
Jane Austen
Páginas: 392
PVP: 18,00 €
Ficção / Literatura Estrangeira
Nas livrarias a 6 de Setembro
Guerra e Paz Editores 
 
É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, na posse de uma boa fortuna, precisa de uma esposa.

Numa altura em que se assinalam os 200 anos da morte da escritora Jane Austen, a Guerra e Paz orgulha-se, sem qualquer preconceito, de publicar aquela que é uma das suas mais aclamadas obras. Orgulho e Preconceito chega às livrarias a 6 de Setembro. É um dos romances mais lidos, mais apaixonadamente defendido, tantas vezes adaptado para cinema e televisão, popularmente eleito como o melhor romance de todos os tempos.
Escrito por uma jovem com 19 anos, em 1796, este clássico da literatura romântica só foi publicado em 1813, depois de ter sido recusado por um primeiro editor. Foi sob anonimato - “by a lady” (por uma senhora) – que Jane Austen fez chegar a história da família Bennett e das suas cinco filhas solteiras ao público. Editado em três volumes, esgotou em poucos meses.

Sinopse
Quem nunca quis um Mr. Darcy na sua vida? Ser rebelde e independente como Elizabeth? Encarar o mundo com a pureza de Jane? Ou dar duas boas bofetadas a alguém que se comporte como Wickham? Orgulho e Preconceito veio, seduziu e ficou.
Esta é a história da família Bennet: cinco filhas por casar e uma mãe que só pensa em encontrar-lhes maridos.
Elizabeth Bennet e Mr. Darcy dão corpo a um dos maiores romances de sempre. Se ela chega a jurar que jamais gostará dele, até por ele ter antes ferido o seu orgulho, os imensos mal-entendidos e algumas peripécias poderão dar um outro rumo ao enlace. Estará Mr. Darcy disposto a quebrar o seu preconceito de classe? Não seremos, nós, verdadeiros inocentes ao julgar apenas pelas primeiras impressões?
«Se o verdadeiro teste para um grande romance é voltar a lê-lo e redescobrir as alegrias de uma nova leitura, então Orgulho e Preconceito rivaliza com qualquer romance jamais escrito», jurou Harold Bloom, a maior autoridade da grande literatura.
 
Sobre a autora:
Jane Austen. Nasceu a 16 de Dezembro de 1775, em Steventon, no condado de Hampshire, Inglaterra. Muito jovem, começou a escrever paródias e pequenas peças teatrais para entretenimento dos seus familiares.
Orgulho e Preconceito, inicialmente sob o título First Impresions (Primeiras Impressões), acabou de ser escrito antes de Jane Austen completar 21 anos, mas foi rejeitado por um editor londrino. Sentindo dificuldades em editar as suas composições, Jane Austen parou de escrever durante alguns anos. Após revisão do manuscrito original, a obra é publicada em 1813 anonimamente, com a simples assinatura «by a lady».
A sua produção literária compreende: Sense and Sensibility (Sensibilidade e Bom Senso, 1811), Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito, 1813), Mansfield Park (1814), Emma (1816) e, publicadas postumamente, Persuasion (Persuasão, 1818), e Northanger Abbey (A Abadia de Northanger, 1818).
A escritora faleceu a 18 de Julho de 1817, em Winchester, vítima de tuberculose. A sua obra, inscrita no período do romantismo, transcende qualquer corrente literária, mantendo--se pela sua intemporalidade, universalidade e inesquecíveis personagens.


0 comentários: