10/07/2012

O Segredo da Casa de Riverton, Kate Morton

Opinião:

Desde a primeira vez que li comentários a este livro fiquei curiosa. Este ano com o lançamento de “As Horas Distantes” de Kate Morton pela Porto Editora, decidi então que era chegada a altura de o tirar da estante.
Gostei da leitura, especialmente pela forma da descrição dos locais, a linguagem utilizada coloca-nos no espaço e no tempo em que a história é contada. As personagens estão bem caracterizadas, bastante sólidas! Posso dizer que adorei a leitura até metade do livro, posteriormente comecei a perder o entusiasmo e a querer chegar ao fim. Penso que a autora peca pela extensão, perdendo-se em detalhes que não interessam.
Não quero dizer com isto que me desiludi com esta leitura, se a classificasse seria um bom, mas tinha tudo para ser um muito bom se a autora por exemplo explorasse um pouco mais a fase da primeira guerra mundial. Infelizmente esta parte é apenas levemente referida. Servindo somente para dar “cor” a todo o romance e obviamente um romance de amor impossível (que por vezes pareceu-me querer cair na lamechice).

Aspectos que me agradaram bastante na leitura:
Uma das personagens, nomeadamente Emmeline é claramente aquela personagem que nos mostra a loucura dos anos posteriores à I Guerra Mundial e penso que aqui Kate Morton esteve muito bem. Emme mostra-nos as danças, os bares, as músicas, os filmes, uma sociedade virada para a luxúria, que passa a dar grandes e vistosas festas, uma sociedade de amizades vãs...;

Alfred, empregado de Riverton, também ele vai para a guerra, com este personagem a autora mostra-nos como eram tratados os militares da classe baixa, no entanto Kate Morton, também evidência que apesar de haver diferença a nível de tratamento, quando os militares voltavam as sequelas deixadas pela guerra eram iguais em todas as classes.

Apaixonei-me completamente pela biblioteca de Riverton, pelo lago onde se dá a tragédia, pelos jardins que circundam a casa… Kate Morton é fantástica nas descrições.

Outro aspecto que gostei bastante foi a referência à estenografia, pois eu própria em tempos de escola aprendi, mas que infelizmente já me esqueci de uma boa parte, pois quando não se pratica perde-se o conhecimento.

Em suma, gostei do livro e vou lançar-me aos próximos da autora, pois acho que Kate Morton tem tudo para crescer como escritora e sendo esta a sua primeira obra espero ver, nos seus próximos dois livros, diferenças para melhor. De qualquer forma acho que parti para esta leitura com as expectativas muito elevadas

3 comentários:

Ângelo Marques disse...

um like ;) mas passo:(

Odete Silva disse...

Já li todos os livros da autora, gosto muito, mas para mim "O Jardim dos Segredos" e “As Horas Distantes” são melhores que este :)

Paula disse...

Então tenho de ler Odete, também tenho os dois na prateleira :P