06/02/2013

"Na Cama dos Reis - Noites de Núpcias" de Juliette Benzoni



Opinião:
Já li outros livros desta autora Juliette Benzoni e gosto imenso, sendo reconhecida como tendo uma escrita rigorosa, não tenho dúvidas disso pois já publicou mais de 60 romances, traduzidos em mais de 25 línguas, é uma escritora e historiadora de sucesso em França.

Este livro apresentou-se totalmente diferente dos outros em que temos protagonistas, com uma história e enredo, neste não, temos capítulos pequenos em que nos contam como eram as noites de núpcias dos Reis. Vê se que a autora fez um trabalho de pesquisa apurado porque ainda são vários os Reis aqui mencionados.

Começa nos primeiros capítulos com o casamento entre os deuses, passando depois para as noites de Alexandre o Grande, Luis XIV e por ai fora, relatando assim as noites de núpcias de vários Reis e príncipes, a autora dá-nos a conhecer nesta narrativa uma parte da História muito bem contada. O livro está dividido por capítulos e temas com noites grandiosas ou dramáticas, e são vários os séculos aqui mencionados desde a antiguidade até ao século XIX.

Noites essas que podiam ser de lágrimas, estranhas, desesperadas, dramáticas, mas também  felizes e de paixão. Podem nos tocar assim como chocar em alguns casos e noutros chegam a ser divertidos. O que era normal nesse tempo pois os casamentos eram feitos por procuração, os noivos não se conheciam, alguns ainda mandavam pintar o retrato para ter uma ideia de como era o noivo ou a noiva. E podia acontecer que já estivessem apaixonados por outras, ou também acontecia que quando se viam pela primeira vez ficassem apaixonados, mas esses casos eram os mais raros. 

Por exemplo Luís XIV  o facto dele ver a pintura do retrato da futura Rainha, atormentava-o o nariz da princesa, havia algo que ele não sabia explicar e queria a todo o custo saber a verdade através dos enviados se realmente o nariz  se evidenciava ou era esquisito ao ponto da jovem ser realmente feia, os Reis queriam Rainhas bonitas para as exibirem.

Achei horrível mas fazia parte naquela época na noite de núpcias a corte inteira entrar no quarto do casal, para assistir à consumação do casamento. E também jovens terem de casar com Reis velhos como por exemplo Henrique IV em que a sua época foi uma das mais porcas de França, ao casar com Maria de Médicis que usava perfumes raros e fazia a sua toilette, ficou chocada pois o Rei «tresandava a bode e a alho», ele cheirava tanto a suor que ela chegou a sentir-se mal.  Tem imensas cenas caricatas. Desde não conseguirem consumar o casamento por serem jovens inexperientes, a chorarem durante toda noite de núpcias os dois, etc. Mas também cenas muito dramáticas quando o Rei rejeitava a Rainha depois de casados, era tudo um jogo de interesses pelo Reino, tinham de casar com alguém que tivesse dote, e outra das razões era deixar um descente para continuar o reinado. Portanto era raro haver casamentos felizes.
Em suma gostei de ler, não deixou ser interessante conhecer esta parte da história, e escrito por Juliette Benzoni vale sempre a pena. Recomendo sem dúvida. 


0 comentários: