26/03/2013

Tão Longo Amor Tão Curta a Vida de Helder Macedo



Opinião:
Nunca tinha lido nada deste autor e estive a pesquisar e vi que tem uma vasta obra literária, não conseguimos ler todos os autores por mais que se queira é impossível.
Quando surgem estas oportunidades vê-se o que se anda a perder ou não, pois depende tudo do gosto literário de cada um. 

Devo confessar que me custou a entrar na narrativa e na escrita do autor, são 12 capítulos, um livro pequeno mas com personagens complexas. Tudo começa quando o narrador que é um escritor português que vive em Londres, recebe inesperadamente em casa um personagem estranho, um diplomata que lhe pede abrigo alegando que tinha sido sequestrado, e partir daqui esta narrativa surrealista é desenvolvida em volta  destes dois personagens num diálogo em que o narrador passa a ser ouvinte,  pois tem curiosidade em saber o que aconteceu a tão estranha pessoa, que lhe aparece tão fora de horas, por isso deixa-o falar, e contar-lhe supostamente o que lhe aconteceu.

Vamos acompanhando este enredo onde tudo se confunde, pois Victor Marques da Costa, conta a história de um suposto sequestro, em que ele realmente aparece com a camisa suja de sangue, mas não adianta grande coisa ao que lhe aconteceu, o escritor empresta-lhe uma camisa lavada, e o diplomata vai-lhe relatando episódios do passado confusos e inconclusivos, não se percebe o que é a realidade e a ficção, tudo se mistura nas suas histórias, tanto podem ser verdades como podem ser mentiras, descobre-se que no sitio onde esteve sequestrado ocorreu um crime, mas algo falta em toda este enredo, fala do seu amor por uma cantora de ópera Lenia Nachtigal, alemã, sobre música, mais concretamente sobre ópera. Mas também menciona outra mulher ou seja as duas mulheres de que fala,  ambas tem o mesmo nome Lenia sendo uma alemã e outra brasileira, e conta uma história sobre as mesmas muito estranha. 

Tem intriga e mistério esta narrativa, com uma escrita complexa que obriga a reflectir e estar bem atentos para não nos perdermos na sua narrativa. Um aspecto que achei positivo, tenho que dizer que o autor escreve muito bem sem dúvida alguma, apreciei o livro por esse motivo. Gostava de ler outro livro, para formular outra opinião sobre o autor..

1 comentários:

Helena disse...

Literatura com Letra maiúscula. Estou satisfeita, os blogs de livros também já se dedicam à Literatura. Bom sinal.