19/09/2013

"A mulher que mergulhou no coração do mundo" de Sabina Berman (opinião)



Opinião:
Gosto de livros que contem uma história diferente, que me envolvam com os protagonistas,  que sejam um hino à vida e este é sem sombra de dúvida um deles.
Esta narrativa é sobre de uma menina chamada Karen, autista, mais precisamente com Síndrome de Asperger (dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções). 
E é nos contada na primeira pessoa pela própria Karen.
Quando Isabelle se muda para a casa da irmã falecida nos EUA em Mazatlan, para assumir a direcção da empresa - Atuns Consuelo, S.A., nunca poderia imaginar que ia encontrar um ser selvagem, que emitia sons, mais propriamente gritos que a deixam desesperada, ela desconhecia a existência de uma sobrinha, mas, não lhe voltou costas antes pelo contrário, com uma enorme dedicação e graças ao seu grande amor e perseverança ensinou-a a falar, a socializar e mandou-a à escola.
Karen a sobrinha demonstrou ser muito mais inteligente do aquilo que tia estava à espera, porque apesar de sofrer de autismo ela tem uma capacidade de memória superior há de muitas pessoas. Só que Karen não consegue relacionar-se com as outros, ela sente muita dificuldade com manifestações de afectos, não consegue olhar nos olhos dos outros, não entende metáforas,  as piadas que outros dizem, não sabe mentir, vive no seu próprio mundo e à sua maneira.
Quando cresce a tia manda-a para uma universidade para estudar Zoologia, pois é no meio dos animais que Karen se sente bem, acha que são tranquilos,  não falam, não chateiam. Gosta de se refugiar no fundo do mar e estar no seu fato de mergulho, é ai que se encontra, é esse o seu mundo, onde se sente bem.
A tia quer prepará-la para se tornar empresária da empresa que herdou, a fábrica de conservas de atum, à qual Karen se dedica e demonstra grandes aptidões no mundo empresarial, arranja soluções de criar e matar os peixes sem lhes causar muito sofrimento, essa é a sua prioridade, para ela o atum é um ser tão ou mesmo mais importante do que as pessoas, ela leva o seu trabalho muito a sério, é alguém que marcou pela diferença, demonstrou ter arte para o negócio. Viaja por outros países - Japão, Paris, Londres, México, chega a participar em congressos dando discursos que deixa todos impressionados.
Cada capitulo leva-nos a querer saber mais sobre Karen e o que lhe vai acontecer a seguir, pois gostamos e criamos empatia por ela ser única e diferente de todos os outros.
Vamos assim acompanhando a sua vida ao longo do livro, com algumas peripécias no meio, que me fizeram sorrir.
Trata-se de uma história muito bonita, profunda, cativante e comovente, sobre alguém que teve a pessoa certa ao seu lado, a tia, o seu pilar, nunca a abandonando, mas dando-lhe sempre asas para voar, acreditando sempre nas suas capacidades, na sua inteligência para se impulsionar no mundo, estando à altura dos outros, apesar de diferente, é um ser brilhante. Gostei muito.




3 comentários:

Bia_rubens disse...

quero muito ler esse livro

Odete Silva disse...

Um livro diferente, mas que gostei muito :)

Unknown disse...

É de CHORAR! LINDO, delicado... essa personagem é INCRÍVEL!