01/10/2013

NYPD Red de James Patterson (opinião)



Opinião:
Na companhia dos livros de James Patterson passo sempre umas boas horas de leitura descontraída.
Mais uma série do autor que não conhecia,  desta vez os protagonistas são o detective Zach Jordan e a sua nova parceira e ex-namorada, a detective Kylie MacDonald,  pertencem à  unidade especial de policia de Nova Iorque a NYPD Red, que protege os mais ricos e poderosos.
Zach sente-se apreensivo pois não sabe como vai ser ter que trabalhar com a ex namorada, e ao longo do livro vamos conhecendo um pouco da vida pessoal de cada um, e também um pouco da sua personalidade. Mas fica ainda muito por dizer sobre ambos, como é óbvio.
Está a decorrer um evento em Nova Iorque, os produtores de cinema foram incentivados a fazer filmes. Quando de repente num desses sítios suspeita-se que um produtor famoso foi envenenado, logo a seguir  noutro local durante as filmagens de uma cena, um actor é morto, será que os casos estão relacionados? Quem será o psicopata que está por detrás destas mortes? Ambos os detectives são chamados aos locais dos crimes e percebem que algo maior e mais grave deve estar prestes a acontecer, por isso tentam a todo o custo juntar as peças do puzzle para tentarem chegar ao assassino, e travar aquilo possa estar a planear, pois desconfiam que não age sozinho... eles tentam entrar na mente de quem está por detrás disto tudo e ficar um passo à frente, trata-se de uma corrida contra o tempo. 
Por outro lado tem a chefe Delia Cates e o presidente da câmara a pressioná-los, ambos exigem respostas o mais rápido possível e querem que apanhem o responsável por detrás destas mortes, para bem da cidade e da sua imagem.
Este livro tem dois narradores, o detective Zach e o próprio assassino, ambos vão nos contando e dando a conhecer o seu ponto de vista,  percebe-se que se trata de um assassino especial, ele imagina e planeia as cenas dos próximos homicídios, para ele não existem barreiras, cria grandes planos e quer destaque, mas quem será que está por detrás desta mente perversa? É isso que os detectives vão ter de descobrir o mais rapidamente possivel.

Mais uma vez o autor conseguiu criar um enredo que nos agarra do principio ao fim, com bons personagens, e, com uma história cativante, também a sua escrita fluída facilita e torna os seus livros tão atractivos.
NYPD Red é  mais um livro cheio de ritmo,  cheio de acção, algum mistério, com capítulos curtos que tornam a sua leitura fácil e viciante, pois quando o queremos colocar de lado não conseguimos, acabamos sempre por ler mais umas páginas, uma nova série que gostei e quero continuar acompanhar. Os fãs do autor vão gostar. Recomendo.

0 comentários: