08/11/2013

Assírio & Alvim - Ficção - Obras de ficção e de teatro de Sophia de Mello Breyner Andresen

Título: Histórias da Terra e do Mar
Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen
Prefácio: Gustavo Rubim
N.º de Páginas: 144
PVP: 13,50 €

 
 
Título: O Colar
Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen
Prefácio: Luis Miguel Cintra
N.º de Páginas: 136
PVP: 13,50 €

No próximo dia 15 de novembro chegam às livrarias as novas edições de Histórias da Terra e do Mar e O Colar, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Com a chancela Assírio & Alvim, estas edições contam com prefácios, respetivamente, de Gustavo Rubim e Luis Miguel Cintra.
Publicado pela primeira vez em 1984, Histórias da Terra e do Mar é composto por cinco contos — «História da Gata Borralheira», «O Silêncio», «A Casa do Mar», «Saga» e «Vila d'Arcos» — que nos transportam para o universo da infância. Cada um destes contos tem uma harmonia própria construída por excelentes personagens, descrições alargadas e metáforas expressivas.
Já O Colar é uma peça de teatro que tem como cenário a cidade de Veneza e apresenta a história da jovem Vanina, que se apaixona por Pietro — um fidalgo arruinado que ganha a vida a (en)cantar pelos canais da cidade.

Sobre a autora:
Sophia de Mello Breyner Andresen nasce a 6 de novembro de 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa. Tem cinco filhos. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de Abril, deputada à Assembleia  Constituinte.
Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve  também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. A sua obra está traduzida em várias línguas. Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa.
 

0 comentários: