18/11/2013

Todo o Meu Ser, de Anna Funder



Sinopse
Anna Funder, vencedora do Samuel Johnson Prize e autora de Stasiland, conta em All That I Am uma emocionante e poderosa história de amor que relata a heróica e trágica história da resistência alemã na Segunda Guerra Mundial.
Quanto Hitler sobe ao poder em 1933, um grupo de amigos extremamente unido passam a ser, de um dia para o outro, considerados criminosos. Unidos na resistência à loucura e à tirania do Nazismo, são obrigados a fugir do país.
Dora, apaixonada e temerária, o seu amante, o grande dramaturgo Ernst Toller, a sua prima mais nova, Ruth, e Hans, marido de Ruth, refugiam-se em Londres. Aqui correm enormes e terríveis riscos para continuar a sua atividade em segredo.
Mas a Inglaterra não é o porto seguro que pensavam ser, e um único e arrepiante ato de traição irá destroçá-los…

Opinião:
Um livro narrado a duas vozes, por Ruth já idosa e por Toller um famoso dramaturgo, eles contam-nos o que se passou com o seu grupo de amigos, quando Hitler ascendeu ao poder em 1933. Personagens baseados em pessoas reais, em que autora manteve alguns nomes verdadeiros e outros fictícios.
Entre o presente e o passado somos transportados à vida pessoal, amorosa e às  tendências politicas destes jovens activistas, quer escritores, políticos, agitadores e jornalistas, que não quiseram ter uma vida pacata mas deixar uma pequena marca na história, e entre eles encontravam mulheres de coragem.
Tudo começa quando Ruth recebe um pacote que contem documentos, ou seja uma autobiografia de Toller - “I Was a German” com a indicação que fosse entregue a Ruth.
Recordações do tempo passado afloram a mente de Ruth, que vai descrevendo ao longo do livro as vidas de Dora a jornalista e a amante de Ernst Toller o dramaturgo, que havia escrito peças de teatro enquanto esteve preso, da própria Ruth a fotografa e Hans o seu marido, a história gira em torno destes personagens, revolucionários, livres pensadores, que se empenhavam em que o país fosse governado por trabalhadores, tentaram resistir ao regime de Hitler, numa campanha de alertar contra o sistema nazi, escondendo pessoas e documentos, pois tudo era confiscado, até ao momento que tiveram todos de fugir para Inglaterra para não serem presos e ficando em Londres sob a ameaça da Gestapo, sendo  controlados pela Scotland Yard.
Os nazis confiscavam tudo as casas, os carros, congelavam as contas bancárias, cancelavam os passaportes. Apareciam  de repente nas casas das pessoas que minimamente desconfiassem, todos estavam em perigo constante ninguém estava seguro, numa manhã em que apareceram subitamente na casa de Ruth e de Hans, esses soldados já tinham matado cinquenta e uma pessoas e detido mais de quatro mil, através de listas com nomes, capturavam todos os que tivessem falado do deles, em casa, nos cafés, reunidos em caves, ninguém escapava.
Viram amigos serem presos e assassinados e outros que conseguiram fugir, e também ficamos a saber que alguém da sua confiança e do seu meio os traía.
Um enredo que se foca no tema da segunda guerra mundial, a maneira como a autora descreve as personagens e a sua interacção está muito bem narrado no relatos de Ruth e de Toller ao longo de todo o livro.
Não é uma leitura fácil mas vale a pena ler, pois somos levados ao tempo do nazismo e dá-nos mais uma visão real do que se passava na Alemanha naqueles tempos nada fáceis para quem os viveu. Vai sem dúvida agradar a quem gosta de ler sobre este tema,como eu, que aprecei sem dúvida.


( Ernst Toller foi poeta, dramaturgo, político e revolucionário alemão de origem judaica)

0 comentários: