05/12/2013

Convite para lançamento do livro «Ligações Perigosas» de Rui Barroso




Titulo: Ligações Perigosas
Autor: Rui Barroso
Economia / Política
Número de páginas: 208
PVP: € 14,00

NO CASO DOS SWAPS, HOUVE VÍTIMAS E ACUSADOS, VERDADES E MENTIRAS, AMIGOS QUE SE TORNARAM INIMIGOS. MAS NINGUÉM ADMITIU TER ERRADO. SERÁ QUE SERVIU DE LIÇÃO?

O LIVRO
Três mil milhões de euros. Quase 2% da riqueza do país, um valor superior aos subsídios de férias e de Natal de todos os funcionários públicos e pensionistas. Foi este o valor envolvido no escândalo dos swaps, um caso que tornou vulgar uma estranha palavra vinda do mundo financeiro.
Na verdade, é o resultado de uma relação muito particular e de grande dependência entre a Banca e o Estado, que levanta muitas questões éticas: entre que propõe os negócios e quem os assina; entre quem integra a dança de cadeiras entre os mercados e os governos.
Em Ligações Perigosas, fique a perceber, em definitivo, o que levou à contratação desenfreada de swaps por parte dos gestores de empresas públicas, os danos potenciais, as decisões do Governo, os protagonistas de um lado e do outro. E fique a saber de que forma a Banca e o Estado se relacionam e o que foi feito (ou não) para evitar novo escândalo.
«O mínimo que se pede após o escândalo dos swaps é que o Estado assegure todas as condições para que estes não voltem a ameaçar os contribuintes com custos difíceis de suportar.»
 

O AUTOR
Rui Barroso é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela FCSH da Universidade Nova. Fez o curso de formação geral em Jornalismo no Cenjor. Depois de ter passado pela redacção do jornal Público, integrou o Semanário Económico na área de Mercados. Em 2008, passou para o Diário Económico, acompanhando Mercados, Finanças e Empresas.



0 comentários: