03/01/2014

Bertrand - Os Donos Angolanos de Portugal, nas livrarias a 17 de janeiro

Título: Os Donos Angolanos de Portugal
Autores: Jorge Costa, João Teixeira Lopes e Francisco Louçã
Género: Economia/Política/Atualidade
N.º de páginas: 144
Data de lançamento: 17 de janeiro
PVP: 15,50 €

«…inventariamos as principais redes de relação entre os capitais angolanos e os portugueses, identificando os protagonistas, as suas histórias e os seus interesses. Assim, não se trata de um livro sobre Angola. Não pretendemos analisar o poder angolano e a evolução social ou económica do país, tarefa que incumbe em primeiro lugar aos cientistas sociais e ao processo democrático angolano. Pretendemos unicamente analisar o poder da burguesia angolana em Portugal e as suas relações com a burguesia portuguesa. É por isso um livro sobre alguns dos donos de Portugal, os que são angolanos, e os seus aliados.»

A interligação entre os capitais portugueses e angolanos não tem paralelo na história do pós-colonialismo. Este processo de reciclagem da riqueza apropriada pela família de José Eduardo dos Santos e pela elite que a rodeia realiza a maior transformação do capitalismo português atual.
 
Jorge Costa é formado em jornalismo, coautor de Os Donos de Portugal (2010), livro sobre o qual realizou um documentário com o mesmo título (2012).

João Teixeira Lopes é sociólogo e professor universitário, tendo publicado, entre outros, A Cidade e a Cultura (2000) e Geração Europa? (2014).
 
Francisco Louçã é economista e professor universitário, tendo publicado recentemente Portugal e o FMI - A Economia Cruel (2011) e, em coautoria, A Dividadura (2012) e Isto é um Assalto (2013).
 
 

0 comentários: