30/01/2014

Em Parte Incerta - Gillian Flynn (opinião)



Opinião:
Li o livro “Objectos Cortantes” há já alguns anos e fiquei fã da autora, estava há espera de mais e do mesmo com este livro “Em parte incerta”, e o facto é que não gostei inicialmente, pois só me arrebatou, perto da página 300, mais ou menos, foi quando de se deu um volte-face no enredo e passei a gostar, o que foi mau, aguentar até lá, mas como sou muito persistente consegui.
Em relação ao livro a pergunta que está no topo da capa “acha que conhece a pessoa que dorme ao seu lado?” é perfeita nesta narrativa como é óbvio.
Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento, estão ambos desempregados, ambos são escritores, e no dia da celebração, Amy desaparece misteriosamente, colocam-se várias hipóteses será que fugiu? foi raptada? ou tratou-se de um homicídio? Ninguém sabe, mas o rasto que deixa no cenário em casa caótico indica ou leva a pensar-se em rapto.
Só que durante a investigação  os indícios começam apontar para  o marido Nick como culpado. E ao longo do livro vamos-nos apercebendo que tipo de pessoas são afinal Nick e Amy, não são pessoas ditas normais, algo neles não bate certo, são eles os narradores contando as versões dos factos ora um ora outro em capítulos separados, em que também nos dão a conhecer outros personagens que interessam nesta história. O diário de Amy é também muito importante para se entender o antes, o durante e o depois desta narrativa.
Durante a investigação Nick mete as mãos pelos pés ao enredar-se numa teia de mentiras, e de segredos que o envolvem, desconhecendo que outras pessoas também possam ser sabedoras desses mesmos, o que faz com que o incriminem ainda mais.
E aqui devo dar créditos à autora por ter elaborado um enredo tão engenhoso e cheio de perversão, ao longo do livro vamos apercebendo-nos como já o disse que não se trata de um casal dito normal, eles são tudo menos convencionais, mas dai o próprio marido querer fazer mal a Amy choca-nos, mas mais há frente começamos a questionar que tudo é possível, e no desenrolar das investigações muitas coisas vem ao cima sobre Amy que nos deixam de boca aberta, não é só Nick que tem segredos.
É sem dúvida um thriller diferente, em que a autora conseguiu criar detalhes intrigantes, dando voltas e reviravoltas inesperadas ao enredo, tornando certas coisas, e mesmo as personagens surreais, surpreendendo-nos, mas agarrando nas pontas soltas e ligando-as com mestria quando não estamos à espera.
As páginas finais lêem-se num ritmo compulsivo, trata-se de um thriller psicológico, que nos mostra a natureza humana e o comportamento bizarro de algumas pessoas quando levam os seus actos e a sua vontade a extremos além do normal. O final acho que devida ter outro desfecho, ficaram questões no ar, depois de tanta intensidade psicológica merecia um final melhor, mais esclarecido quanto a mim, não me deixou satisfeita, queria mais. Mas recomendo ao amantes do género sem dúvida alguma.

0 comentários: