10/04/2014

Morte em Palco, de Caroline Graham (opinião)



Opinião:
Para quem é apreciador de um clássico da literatura policial, aconselho a colecção Crime à Hora do Chá que a editora ASA tem vindo a publicar.
Morte em Palco começa num ritmo bastante pausado onde a autora nos dá a conhecer um pouco de cada personagem que integra o grupo de teatro Causton Amateur Dramatic Society, os actores encontram-se a encenar uma peça chamada Amadeus, conhecem-se todos uns aos outros, como é normal num elenco não estão todos de acordo, existem conflitos, atritos, ciúmes, invejas, segredos, cada um com a sua personalidade faz com que se choquem nos momentos de decidir o que é melhor nas actuações.
Quando a peça estreia encontra-se no público o já nosso conhecido inspector Tom Barnaby, pois a esposa Joyce faz parte do elenco, já conhecemos o inspector do livro “Morte na Aldeia”, e o seu ajudante o sargento Troy.
Ninguém está há espera que em plena actuação um dos actores cai em palco morto. Como é que isso aconteceu mesmo em frente do público?
Entra em cena o inspector Barnaby e o seu ajudante impedindo que as pessoas saiam, e vão interrogar todos um a um em pormenor, trata-se de um caso dificil, mas tem uma vantagem para o inspector ele conhece todos os suspeitos e a vitima em questão, mas será suficiente para deslindar o caso? Pois nunca se conhece verdadeiramente uma pessoa, mesmo que seja nossa amiga.
Troy continua com os seus preconceitos e as suas piadas, mas nada disso abala ou influencia o inspector que se mantém neutro a isso tudo, provocando muitas vezes reacções de surpresa em Troy ao não reagir como ele, demonstra inteligência e perspicácia e está sempre um passo à frente do seu ajudante.
A investigação vai depender das perguntas minuciosas feitas a cada um dos actores individualmente, são muito importantes para o desvendar do caso, nenhum elemento do elenco pode ficar para trás, até mesmo as pessoa responsáveis pelos adereços. Não se trata de uma tarefa fácil para o inspector, pois são muitos os suspeitos, e tentar perceber, descortinar as motivações ou as razões para quererem ver um dos colegas morto, os motivos podem ser os mais variados, relações mal resolvidas, desentendimentos, segredos ocultos, tudo isso vem ao de cima, mentiras vão ser descobertas.
A autora após o homicídio, conseguiu imprimir outro ritmo à história, ao criar um bom cenário de crime, com bastantes descrições, múltiplos suspeitos, personagens caricatas mas conviventes, que durante os interrogatórios se vão descaindo, faz com que à medida que avançamos nas páginas se comece a desconfiar de um ou de outro personagem, mas não se consegue adivinhar quem foi, pois quase todos teriam razões para praticar o crime.
Uma narrativa que se lê num ritmo suave, com mistério q.b., é mais um livro que recomendo desta excelente colecção Crime à Hora do Chá, uma boa leitura, gostei, fico aguardar pelo próximo.

Pode ver o livro Morte em Palco aqui

 

0 comentários: