08/07/2014

Morte numa Noite de Verão, de Kjell Ola Dahl (opinião)



Opinião:
Morte numa Noite de Verão, é mais um policial vindo do nórdico, apesar de este  ser mais para o clássico, cativou-me logo de inicio, e apreciei de igual maneira.
Katrine Bratterud ex-toxicodependente, resolveu dar uma segunda hipótese à sua vida, conseguiu atingir a sua liberdade, os seus objectivos, pois tem casa, trabalho e um namorado, e integrou-se na sociedade.
É convidada para uma festa, dada pelos responsáveis do centro de reabilitação, ao contrário do que seria de esperar, Katrine não se sente bem, algo a incomoda no ambiente e abandona o local, passadas umas horas é assassinada brutalmente, quem poderá estar por detrás da sua morte?
Frølich e Gunnarstranda os inspectores responsáveis, vão ter um caso difícil para resolver, com apenas algumas pistas em mãos, vão esmiuçar todos os pormenores e cada pessoa que teve contacto com Katrine na festa, com quem falou e depois quando abandonou a mesma, tentando concentrar-se nos motivos que possam ter levado ao homicídio, se será alguém das suas relações actuais, ou se o seu passado voltou da pior forma, e alguém a quis ver morta, tornando por isso a investigação difícil e morosa.
Todos os que estiveram presentes e de alguma maneira ligados a Katrine vão ser interrogados minuciosamente, todas as  informações das testemunhas são anotadas e depois comparadas, e  cruzadas umas com as outras, mas algo não bate certo.
Mas é através  destas testemunhas fulcrais e desses interrogatórios que os inspectores vão encaixando as peças umas nas outras até chegar há pessoa que assassinou Katrine, tudo se desenrola num ritmo muito próprio, sem pressas, vão se apercebendo de uma teia de mentiras e segredos sombrios, de pessoas que os encobriram e que não querem ver revelados, o ponto chave para descobrir talvez passe por ir desenterrar e mexer no passado conturbado da própria vitima. E quanto mais se aproximam da verdade, mais vitimas correm o risco de serem assassinadas.
Um enredo muito bom em torno de um assassinato intrigante, com personagens misteriosas cheias de segredos, uma narrativa com pormenores que não deixam pistas ao leitor, podemos desconfiar, mas somos surpreendidos com o final. Escrito com bastantes detalhes, e com algumas nuances de humor à mistura, é em suma um policial muito bom, que os amantes do género vão gostar de certeza, eu gostei bastante.
Espero que a Porto Editora continue a publicar mais livros com esta dupla de inspectores. 

Pode ler mais sobre o livro Morte numa Noite de Verão aqui 


0 comentários: