28/07/2014

Quando o Ódio Matar, de Carina Bergfeldt (opinião)



Opinião:
Quando o Ódio Matar, trata-se de um thriller psicológico intenso, que nos agarra do principio ao fim, mesmo como eu gosto.
Uma narrativa onde se entrelaçam duas histórias, Elizabeth Hjort, esposa e mãe de dois meninos, desaparecida há 2 meses, aparece morta num lago.
A investigação vai ser feita por três mulheres que há partida nada tem em comum, Júlia Almliden e Ing-Marie Andersson ambas jornalistas, obstinadas e persistentes em desvendar o caso, e Anna Eiler a inspectora.
E o interessante nesta investigação é o facto das jornalistas estarem sempre um passo à frente da policia, são mais perspicazes em descobrir provas e pistas do que a própria policia que está a investigar. Apercebemo-nos ao longo da leitura que estas três mulheres escondem segredos.
E se num capitulo acompanhamos a investigação, no seguinte temos um narrador incógnito, sabemos que se trata de uma mulher, que nos vai contando como foi o seu passado, uma infância traumatizante, cresceu com um pai violento e agressivo, que agredia as mulheres fisicamente, e os filhos verbalmente, o que fez com que ficasse com traumas psicológicos profundos, e que sem dúvida moldou o seu carácter para sempre.
A autora conseguiu criar um enorme mistério em torno desta mulher, não sabemos de quem se trata, pode ser uma das três mencionadas, e o facto é que se adensa à medida que vamos avançando no livro, pois ela está a elaborar minuciosamente um plano para matar o pai, nada é deixado ao acaso, cada detalhe é muito bem ponderado, e pensado, somos arrebatados através de flashbacks da sua infância, na forma descritiva e nos detalhes, sobre os actos do pai, que nos faz entender, perceber o porque desta sua obsessão.
É realmente perturbador e arrepiante ler o relato desta vitima de violência psicológica, é impossível ficar indiferente. O livro aborda um tema sério e preocupante que é a violência doméstica, prática comum na Suécia, um alerta deixado pela autora para este problema que grassa o país.
Referente ao enredo somos envolvidos num completo suspense até praticamente ao fim, com ambas as histórias, a tentar perceber quem é o assassino de Elizabeth, mas também quem é a mulher que planeia a morte do pai, pois  todas tem segredos e problemas com o passado, por isso, o facto é que pode ser uma qualquer. E poderíamos pensar que esta mulher tem laivos de loucura, e quiçá tenha mesmo, quem não ficaria traumatizado com uma infância assim?
Muito bem escrito, com personagens credíveis, profundas, é um enredo que nos envolve pelo ritmo, e pelo suspense, sem deixar uma única ponta solta, tudo se encaixa e tudo tem a sua lógica.
Um thriller que nos imerge não só numa investigação de um homicídio, como também nas memórias de uma mulher e nos seus planos de acabar com a vida do seu perpetuador, com uma frieza fora de serie. Trata-se de uma leitura compulsiva e viciante, intensa e arrebatadora. Muito bom, gostei imenso. Mais um excelente livro da Planeta.

Pode ler mais sobre o livro Quando o Ódio Matar aqui




0 comentários: