03/08/2014

A Vida Secreta de Stella Bain, de Anita Shreve (opinião)



Opinião:
Gosto dos livros desta autora, dos personagens que constrói, e ainda gosto mais de ler sobre outras épocas em especial narrativas que se passem na altura da Primeira ou Segunda Guerra Mundial. 
No entanto nesta história o enredo muda, temos uma primeira parte em que nos leva ao ano de 1916, em França, durante a Primeira Guerra Mundial, onde a protagonista perde a memória, e acorda num hospital de campanha,  não sabe quem é nem de onde veio, apenas sabe através do seu uniforme VAD, que deve ser uma auxiliar de enfermagem, Stella Bain é um nome que adopta para si e a única coisa que acha é que sabe conduzir ambulâncias.
A autora descreve muito bem os cenários de uma guerra sangrenta em França, e através de Stella leva-nos pelos hospitais de campanha, e descreve as consequências de uma guerra sem trevas, através dos feridos e dos semimortos que chegam a toda a hora em ambulâncias, transportados por voluntários que podem a perder a própria vida, num caos que descreve os horrores e as atrocidades cometidas durante a guerra, onde médicos e enfermeiros não tem mãos a medir, trabalhando até à exaustão, na tentativa de salvar vidas humanas, consegue-se sentir o medo e o cheiro a morte, não nos deixando indiferentes.
Entretanto o enredo dá uma reviravolta e vai ser em torno de uma protagonista misteriosa que vamos viajar por França, Inglaterra e Estados Unidos, onde temos uma segunda parte diferente, muito complexa e surpreendente após Stella saber quem é.
Stella fica em França até ao dia em que ouve uma palavra que a incita a procurar a sua verdadeira identidade e por  isso parte para Londres. Quem será esta mulher misteriosa? O que esconderá o seu passado? Será que deixou alguém que se preocupe e a queira encontrar? Qual será o seu verdadeiro nome?
A autora aborda o tema da psicoterapia, que estava a ser usada e experimentada em homens que perderam a memória durante a guerra, e Stella vai ser tratada pelo Doutor August Bridge que está muito interessado nos mistérios da Psiquiatria, e num modo experimental, vai tentar através deste método ajudar Stella a recuperar da amnésia em que se encontra.
E quando Stella descobre quem é, o leitor vai conhecer a verdadeira protagonista, de onde veio, que idade tem, tudo sobre o seu passado vai ser exposto de uma maneira muito interessante, pois ao ser revelada a sua identidade, permite ao leitor descobrir as razões porque Stella foi para França participar como voluntária num campo de batalha.
Revela-nos também uma mulher que teve uma vida complicada, passou por momentos pessoais difíceis, que fez opções talvez más ou boas depende do ponto de vista, que cometeu erros, mas quem a pode criticar? Só passando o mesmo que ela passou.
Com a sua escrita fluída que nos faz querer ler sem parar, a autora criou uma protagonista que nos  envolve e toca com a sua história de vida, um enredo envolto em mistério, mas também sobre a perda, e segundas oportunidades, uma história que podia ter acontecido na realidade. Gostei muito, recomendo.



0 comentários: