01/10/2014

Haatchi & Little B, de Wendy Holden (opinião)



Opinião:
Quem me conhece sabe que adoro crianças, pelo seu riso contagiante, pela sua pureza, também gosto imenso de animais, por isso era impossível não ter ficado apaixonada pela capa deste livro.
Haatchi & Little B é uma história real sobre um menino chamado Owen (tratado por Little B), que sofre de uma doença genética rara (Síndrome Jampel Schwartz), e de um cão de raça chamado Haatchi, um pastor-da-Anatólia, que aos cinco meses foi cruelmente abandonado, deixado numa linha de comboio para morrer, mas que teve a sorte de ser resgatado, apesar de ter ficado mutilado, um factor que ia influenciar numa possível adopção.
Tanto Little B como Haatchi precisam ambos de cuidados e atenções especiais, o que o pai e a mãe de Little B tentam dar, mas a entrada na vida de Will (pai) e de Little B, de Colleen, a madrasta vem trazer uma lufada de ar fresco a todos, assim como, quando descobre Haatchi e resolvem adoptá-lo, todos beneficiam com a sua presença, mas Little B sem dúvida mais do que ninguém.
A transformação que se dá na vida deste menino quando conhece o cão é simplesmente incrível, faz-nos reflectir o quão importante são os animais na vida de uma criança, neste caso Haatchi trouxe a Little B tudo o que ele estava a precisar para ter auto-estima, confiança e força, por vezes até esquecer a dor física que sente, e Haatchi através da sua deficiência e do seu amor incondicional ajuda-o a ultrapassar todos os obstáculos que vão surgindo, ao mesmo tempo que foi salvo ao ser adoptado por esta família maravilhosa.
A autora alerta também para o problema do abandono de centenas de animais no Reino Unido, e sobre o que as organizações tentam fazer para ajudar a colmatar esta situação tão grave.
Este livro pode ajudar a mudar a vida de outras pessoas, como mudou a desta família, assim como a sua história está a influenciar famílias em todo o mundo com problemas idênticos.
Somos completamente envolvidos nesta narrativa de uma maneira tão cativante e intensa, que quando começamos a ler não se consegue parar, lê-se num ápice.
E posso dizer que gostei imenso, sorri, chorei, durante a leitura desta história inspiradora (tal como diz a capa deste livro), sobre a influência positiva que um animal pode ter na vida de uma criança, uma ligação tão forte e especial que criaram entre si, um vinculo único e verdadeiro. Trata-se por isso de uma narrativa tocante que vai emocionar quem a ler. Uma história magnífica e inesquecível, que não vai deixar ninguém indiferente.

Obrigada Quinta Essência por ter enviado o livro :)

Excerto: "(...) quando um cão com o triplo do seu tamanho (...) pousou a cabeça calma e silenciosamente na perna do rapaz. Olharam um para o outro e derreteram-se. Foi amor à primeira vista - para os dois"

Pode ler mais sobre o livro  aqui




2 comentários:

Guiomar Ricardo disse...

VOU LER!Também adoro crianças ,são o melhor que temos no mundo.

Odete Silva disse...

Vai gostar é uma história tão linda :))