14/10/2014

O Demónio na Cidade Branca,de Erik Larson (opinião)



Opinião:
O Demónio na Cidade Branca, trata-se de um livro de não ficção muito bem documentado, que nos relata duas histórias que se entrelaçam.
O autor leva-nos pela cidade de Chicago, e conta-nos como foi idealizada e feita a Feira Mundial de Chicago de 1893, um projecto grandioso, relata-nos em pormenor o seu planeamento feito pelos os melhores arquitectos, engenheiros e construtores na altura, e depois todo o percurso da sua construção e os desaires e problemas que a mesma deu. Esta Feira tinha como objectivo comemorar a chegada de Colombo à América.
E vê-se através da leitura que o autor fez uma exaustiva pesquisa, centrando-se num personagem Daniel H. Burnham, o arquitecto e o grande impulsionador deste enorme projecto, vamos acompanhando a construção da mesma e ao mesmo tempo também acompanhado todos os obstáculos que uma obra desta envergadura acarretaram e que foram muitos, até as intempéries do tempo impediam muitas vezes de avançarem com a obra, mesmo assim este arquitecto, Burnham, nunca desistiu, até estar tudo concluído e a funcionar.
O autor não se poupou em pormenores, o que talvez para alguns leitores que estejam à espera de uma narrativa mais romanceada não apreciem tanto esta parte do livro, mas vale a pena ler.
Em paralelo temos a história de outro homem, H. H. Holmes, um jovem médico de boa aparência, atraente, que compra uma farmácia muito perto da feira, e do outro lado da rua compra também um terreno, onde constrói um edifício ao qual lhe chamava Hotel da Feira Mundial, onde construiu  passagens secretas, câmaras de tortura e um forno enorme - um crematório.
Este homem conseguiu ludibriar dezenas de pessoas quer nos negócios, quer nas relações pessoais. Nos negócios nunca tencionava pagar o que devia, e nas relações consegue sempre enganar e iludir as mulheres com quem se envolvia.  
Ao longo do livro vamos perceber que Holmes que além de ser um enorme sedutor, era um psicopata, ele tinha como objectivo envolver-se com muitas mulheres, e fez isso mesmo, também casou com várias, mudando de nome, o mais sinistro é que muitas desapareceram misteriosamente e ninguém sabia do seu paradeiro, nem desconfiava deste monstro. As descrições do que ele fazia aos corpos das vitimas é algo macabro.
Esta parte do enredo foi a que me seduziu mais, pois para quem gosta de policiais, o mistério em torno deste serial killer, cativa logo desde o inicio, até vermos a que ponto ele chegou e se seria algum dia descoberto ou não.
Em suma duas histórias envolventes, em que o autor criou um enredo que retrata e nos transporta para uma época na América muito interessante, durante a construção do grandioso e aparatoso espectáculo que foi a Feira Mundial de Chicago. E por outro envolve-nos através da descrição de um serial killer, que cria suspense em torno do leitor durante toda a leitura, através das suas capacidades sinistras de assassino astuto, escondidas atrás de uns olhos sedutores. Uma narrativa que se lê como um livro de ficção. Muito bem escrito. Vale a pena ler. 


0 comentários: