20/10/2014

O Vestido Cor de Pêssego, de R. A. Stival (opinião)



Opinião:
O Vestido Cor de Pêssego, é o romance de estreia de Rosania A. Stival, uma narrativa cujo  o cenário se passa durante as Guerras da Revolução Francesa, na época napoleónica.
Paris ano de 1813, Adeline Boissinot, a protagonista desta história, uma jovem que vem para Paris com objectivo de casar com seu amor de infância, mas este mostra-se indisponível, pois todo o seu tempo é dedicado a tratar de doentes, prescinde do amor em prole da medicina. Adeline vê-se  abandonada, não estava à espera de ficar em tão maus lençóis, até ser acolhida como criada na casa do general Amadeus Barnard, da Cavalaria Ligeira da Grande Armée de Napoleão.
E é precisamente entre estes dois protagonistas que vai nascer uma história de amor, que seria inimaginável acontecer entre uma criada e um general, uma relação que não será bem vista pela sociedade.
Adeline demonstra ter uma personalidade forte, determinada, com a sua obstinação e sem medo de enfrentar seja quem for e sem papas nem língua, conquista este homem mais velho, mas muito atraente, que demonstra ser um sedutor e apaixonado, debaixo da capa de general, e com outras qualidades que rapidamente a conquistam, tendo no entanto um passado sombrio, com a sua cota de tragédia.
São eles que vão protagonizar uma intensa história de amor, com momentos de algum erotismo, mas também com momentos divertidos, que prendem os leitores mais românticos, provando que o amor acontece por vezes quando não se está à espera e une pessoas de estatutos diferentes.
Com uma escrita bastante fluída a autora transporta-nos também para o passado de Adeline, focando lembranças que a ensombram, alternando a narrativa entre o presente e o passado, demonstrando que a vida nem sempre corre como se quer, e os sonhos nem sempre se realizam. E demonstra que as próprias pessoas criam de mal entendidos, ao encobrirem o que verdadeiramente sentem, não sendo sinceros com medo de magoar o outro, podendo com isso perder quem se ama.
Com um enredo sedutor e cativante em torno destes dois personagens pelos quais sentimos empatia logo de inicio, com detalhes históricos sobre época, num cenário de guerra e de pobreza, somos arrebatados numa leitura compulsiva, que nos faz sorrir, mas que também tem momentos de tensão, e outros que nos deixam em suspense.
Muito envolvente, proporciona uma leitura muito agradável, que se lê num ápice.

Pode ver mais sobre o livro aqui
 
 

4 comentários:

R.A.Stival disse...

Boa tarde.
Muitíssimo obrigada pela gentileza de ter lido e postado seu comentário sobre meu trabalho. É extremamente prazeroso e encorajador, quando vemos que algo que fizemos com empenho e amor recebe uma repercussão favorável por parte de quem o leu e apreciou. Não digo isso por mera vaidade, mas sim com a visão de alguém que quer, cada vez mais, aprimorar-se naquilo que se propõe a fazer: entreter, emocionar e tocar o coração das pessoas. Mais uma vez, meu muito obrigada.
Caso queira dar-me a honra e ter a amabilidade de postar seu comentário em minha página no Goodreads, agradeço imensamente, pois sei que sua participação vai abrilhantar ainda mais nosso pequeno forumde discussão. Grande abraço. Um bem haja muito forte da Rosania A. Stival
https://www.goodreads.com/book/show/23201695-o-vestido-cor-de-p-ssego

Odete Silva disse...

Olá bom dia, peço desculpa só agora responder, gostei muito do seu livro, uma história muito envolvente, parabéns.
Vou tentar deixar a opinião no Goodreads pois nunca utilizei, mas vou tentar. Obrigada, beijinhos.

R.A.Stival disse...

Olá, Odete Silva!
Obrigadíssima pela atenção!
Beijinhos... e vamos nos falando. :)
Rosania

R.A.Stival disse...

Olá, Odete!

Obrigadíssima pela atenção.

Beijinhos e vamos nos falando. ;)

Rosania