24/02/2015

Cavalo de Fogo – Gaza, de Florencia Bonelli (opinião)

Opinião:
Cavalo de Fogo – Gaza, encerra esta trilogia da melhor maneira, com muitas emoções ao rubro.
Depois de Paris e Congo, desta vez Matilde resolve trabalhar juntamente com a organização "Mãos Que Curam", na Faixa de Gaza. A relação entre Matilde e Eliah terminou, mas não o que sentem um pelo outro, muitos obstáculos e muitas pessoas impedem o seu relacionamento, assim como o próprio orgulho de ambos.
Tal como nos livros anteriores a autora não se cinge a contar-nos apenas uma história de amor entre dois protagonistas, aborda sempre temas sérios, como o conflito israelo-palestiniano que é focado nesta narrativa, chama atenção para as necessidades de um povo que sofre e grassa devido à guerra que não acaba nunca, não há maneira destes dois povos se entenderem.
É no meio deste conflito, com muita instabilidade, num ambiente de guerra, onde faltam todas as condições para se sobreviver condignamente, que a médica Matilde vai trabalhar, em que arrisca a própria vida, mas não é nada do qual ela não esteja já habituada. Eliah por mais que tente, não consegue desligar-se de Matilde, por isso não a deixa de proteger, nem que seja no fim do mundo. Também ele vai ter que aceitar uma missão de alto risco, da qual poderá não voltar.
Só que ao contrário daquilo que planeiam fazer, devido ao orgulho, que é ficarem longe um do outro, as complicações, os perigos que vão correr faz com haja de novo uma aproximação entre ambos.
E a autora volta a envolver-nos completamente com a história de amor entre Matilde e Eliah, duas personalidades fortes, onde os opostos não podiam ser maiores, mas que no fundo se completam, se um é fogo e poderoso, outro é a doçura, com uma aparência frágil, mas cheia de coragem. E é a envolvência entre ambos num cenário onde o perigo os rodeia constantemente, que torna esta narrativa tão intensa.
Mais uma vez somos cativados com os romances paralelos de outras personagens, dos quais gostámos dos livros anteriores, como de Juana e Shiloah, La Diana e Markov, ainda de outros que a autora conseguiu surpreender-me com o final que lhes deu.  
Trata-se de uma narrativa intensa, arrebatadora, cheia de emoções fortes até ao fim, cheia de adrenalina, perigos constantes, sobressaltos, onde não faltam também as cenas sensuais, dei por mim em certa altura do livro com uma vontade enorme de ir ler o final, tal era ansiedade de saber o que ia acontecer com os personagens, uma incógnita constante.
Sendo este último livro mais complexo, e por todos os motivos já descritos, leva-nos por uma leitura vertiginosa, devido ao cenário sério que rodeia os protagonistas, sem no entanto no meio disto tudo também nos fazer sorrir muitas vezes
A escrita da autora e o enredo bem construído agarra-nos, e torna sem dúvida Cavalo de Fogo numa trilogia magnifica, que nos cativa completamente, se gostei dos livros anteriores, este ultimo foi o meu preferido. Muito bom. 

Pode ler mais sobre o livro Cavalo de Fogo - Gaza, aqui 

0 comentários: