13/04/2015

Memórias de Hillary Clinton à venda no fim de semana

Título: Escolhas Difíceis
Autor: Hillary Rodham Clinton 
Editora: LeYa/ Dom Quixote
Nº páginas: 720 páginas

Memórias de Hillary Clinton à venda no fim de semana

Hillary Roadham Clinton - Escolhas Difíceis

A Dom Quixote publica, no próximo fim-de-semana, Hillary Rodham Clinton - Escolhas Difíceis, o relato pessoal das crises, decisões e desafios enfrentados pela secretária de Estado dos Estados Unidos durante os quatro anos na administração Obama.

“Todos enfrentamos escolhas difíceis nas nossas vidas”, escreve a agora candidata democrata às presidenciais norte-americanas nas primeiras páginas desta crónica dos seus anos no epicentro dos acontecimentos mundiais. “A vida é fazer este tipo de escolhas. As nossas escolhas, e a forma como lidamos com elas, formam-nos enquanto pessoas. Ao longo deste percurso, procurei não repetir erros, aprender, adaptar-me, e rezar para que tivesse a sensatez de fazer melhores opções no futuro.”

No desfecho da campanha presidencial de 2008, Hillary Clinton esperava retomar o lugar de senadora pelo Estado de Nova Iorque. Para sua surpresa, o seu antigo rival na nomeação do Partido Democrata, o recém-eleito Barack Obama, convidou-a a integrar a sua Administração enquanto secretária de Estado. Estas memórias são a descrição dos quatro extraordinários e históricos anos que se seguiram.

 “O exemplo mais famoso deste período foi talvez a ordem do presidente Obama para enviar uma equipa de comandos da marinha ao Paquistão, numa noite sem luar, para trazer Osama Bin Laden perante a justiça. Os principais conselheiros do presidente estavam divididos. As informações eram convincentes, mas estavam longe de ser categóricas. Os riscos de um fracasso eram tremendos. Aquilo que estava em jogo era decisivo para a segurança nacional da América, para o nosso combate contra a Al-Qaeda e para a nossa relação com o Paquistão. Acima de tudo, estavam em risco as vidas daqueles corajosos comandos da marinha e dos pilotos de helicóptero. Foi uma das mais decididas e corajosas demonstrações de liderança a que alguma vez assisti”, escreve.

Após cerca de 40 anos de serviço público enquanto activista, advogada, procuradora, primeira-dama e senadora, Hillary Clinton foi secretária de Estado dos EUA entre 2009 e 2013, período durante o qual visitou 112 países e percorreu um milhão e 6 mil quilómetros.



0 comentários: