08/04/2015

Uma Horta em Casa

Titulo: Uma Horta em Casa
Autores: Isabel de Maria Mourão/Miguel Maria Brito
Género: Prático
Formato: 16,5 x 24 cm
N.º de páginas: 248
Data de lançamento: 10 de abril
PVP: 18,80 €

Uma engenheira agrónoma e um arquiteto paisagista, mãe e filho, aliam conhecimentos e explicam como é fácil ter uma horta em casa.
Como cultivar plantas hortícolas, aromáticas e flores comestíveis, à janela, na varanda ou no terraço, em modo de produção biológico.
 
Cada vez mais, as hortas urbanas e comunitárias fazem parte da paisagem das cidades modernas; o passo seguinte, muito desejável e perfeitamente atingível, é trazer a horta…para dentro de casa.
Ter uma pequena horta em casa – seja num terraço, numa varanda ou simplesmente à janela, fazendo um uso criativo do espaço disponível – contribui, numa pequena mas considerável escala, para combater as alterações climáticas; melhora substancialmente a qualidade da alimentação e ajuda a diminuir a despesa familiar; e faculta um ambiente saudável e divertido de convívio entre todos os membros da família.

Isabel de Maria Mourão
É licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, mestre pela Universidade de Bath e doutorada pela Universidade de Reading, no Reino Unido. É professora coordenadora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 1997, onde iniciou em 2008 o curso de mestrado em Agricultura Biológica.
É membro do Centro de Investigação de Montanha e foi presidente da Associação Portuguesa de Horticultura. É coautora e coordenou a edição dos livros Manual de Horticultura no Modo de Produção Biológico (Agro 747, ESA/IPVC, 2007) e Horticultura Social e Terapêutica (Publindústria, 2013).

Miguel Maria Brito
É arquiteto paisagista, licenciado e mestre pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, tendo estudado também no Instituto de Arquitetura Paisagista e Planeamento Ambiental da Universidade Técnica de Berlim. Tem vindo a estudar a circunstância dos “espaços em aberto” da cidade de Lisboa e a sua oportunidade para a prática de horticultura urbana. Trabalhou em vários gabinetes de planeamento e projeto, e mais recentemente nas áreas do design e instalação de hortas de interior.

Descubra ao longo das páginas deste livro:
 As vantagens de ter uma horta em casa
 Que plantas pode cultivar (hortícolas, aromáticas e medicinais ou flores comestíveis)
 Como funciona o ciclo de vida das plantas
 Quando, onde e com que utensílios as pode cultivar
 Como fazer cultivo biológico (da sementeira à compostagem e ao tratamento de pragas e doenças)
 Indicações específicas para o cultivo de mais de 50 plantas – da abóbora aos cogumelos, do alecrim ao tomilho, e da alegria-do-lar à verbena.


0 comentários: