13/05/2015

Só Se Ama Uma Vez, de Johanna Lindsey (opinião)



Opinião:
Só Se Ama Uma Vez, é uma romance histórico de época, do género romântico, mas é muito muito engraçado, não é um género literário que leia muito, mas de vez em quando sabe bem, ainda mais porque é passado numa época sobre a qual gosto imenso de ler.
Decorre o ano de 1817, em Londres, onde os bons costumes imperam, as jovens devem manter imaculadas, fora de escândalos para conseguirem um bom casamento.
É o caso da protagonista, Regina Ashton, orfã, a cargo dos seus tios do lado materno, que pretendem um bom casamento para a sua sobrinha, mas as divergências entre eles impedem a que cheguem a um consenso quanto ao pretendente, nenhum está dentro das suas expectativas, dos seus parâmetros, daquilo que idealizam para a jovem sobrinha.
Devo dizer que sendo passado numa  época de bons costumes, as senhoras eram muito atrevidas e estavam longe de ser castas no casamento, ou mesmo as viúvas e solteiras, era uma sociedade cheia de escândalos.
Gostei da personagem Regina, com uma personalidade muito própria, é inteligente, tem sentido de humor, é sagaz, é a menina dos olhos dos seus tios, personagens tão caricatos que nos divertem imenso.
Quer o acaso que acidentalmente Regina conheça o Visconde Nicholas Eden, um conquistador do coração feminino de Londres, e acabam por se envolver de uma maneira comprometedora, pretendente que os tios não escolheriam para a sobrinha.
Ambos os protagonistas tem um passado triste, mas enquanto o de Regina foi colmatado pela presença de tios carinhosos e interessados, que a tornam numa mulher feliz, já o de Nicholas marcou-o de maneira negativa, o que faz com tenha certas atitudes que as pessoas não entendem, mas tudo está por detrás da sua vida familiar.
É através do envolvimento entre Regina e Nicholas que a história se torna tão engraçada, pois as peripécias entre os protagonistas e a família de ambos acabam por nos divertir imenso, acontecem cenas hilariantes, com as quais é impossível não sorrir.
Gostei da escrita de autora, simples, envolvente, criou um enredo leve, mas muito giro em torno desta família Malory, o que proporcionou uns bons momentos de leitura descontraídos, que me divertiram ao longo do livro, tenho a certeza que os amantes do género vão gostar.

Podem ler mais sobre o livro aqui

0 comentários: