03/07/2015

Ventos de Mudança em Summerset Abbey, de T. J. Brown (opinião)



Opinião:
Chega ao fim esta maravilhosa trilogia, com o livro Ventos de Mudança em Summerset Abbey, retrata Inglaterra no inicio do século XX.
Acompanhamos ao longo de três livros as peripécias de três jovens Rowena, Victoria e Prudence (filha de uma governanta) que foi educada e tratada como irmã das outras jovens, não havia distinção, uma vez que Sir Philip Buxton era o pai.
As jovens estão a passar por desafios e novas experiências em suas vidas, afastadas do lar do sitio onde foram criadas, iniciam as suas vidas de forma independente. Rowena torna-se piloto de aviões, realizando o seu sonho de se tornar aviadora, Victoria vive em Londres, trabalha num hospital que recebe soldados feridos, mais tarde é enviada para França, Prudence casou, engravida, mas entretanto o marido vai para a guerra, o que vai mudar as suas vidas para sempre.
Após saíram de Summerset Abbey e com a Primeira Guerra Mundial, tudo se altera, trata-se de uma guerra devastadora que trás tempos difíceis a todos, o que faz com os seus hábitos e costumes, sofram alterações e têm que se adaptar às mudanças, à nova realidade e esquecer o passado, começar tudo de novo, mais uma vez os laços que as une vai ser colocado à prova através de todos os obstáculos que  lhes aparecem pelo caminho.
A autora  teceu uma história em tornou de três personagens femininas únicas, fortes, cativantes, e só esperamos um desfecho feliz para esta trilogia, depois dos problemas que cada uma delas tem que enfrentar, será que finalmente vão encontrar aquilo que desejam para cada uma delas, um novo começo?
O enredo retratou muito bem uma época que me fascina, numa altura que a mulher começou a lutar pelos seus direitos, tempos complicados e conturbados, mas que tornam esta narrativa tão apelativa e cheia de peripécias, com personagens que nos fazem sorrir, outras vezes ficar tristes, ou emocionados, coadunam-se com cenários sempre adequados.
A sua  escrita directa e simples é envolvente, mantém o mesmo ritmo narrativo, conseguiu manter-me absorvida nesta leitura, assim como fiquei nos livros anteriores, é sem dúvida uma trilogia que recomendo aos amantes do género. Gostei imenso.


0 comentários: