03/07/2015

Wayward Pines – Revolta, de Blake Crouch (opinião)



Opinião:
Ethan Burke, o agente dos serviços secretos,  sofreu um aparatoso acidente de carro, e veio parar a esta estranha cidade, depois de muito se questionar sobre este sitio, sobre as pessoas e de tentar sair deste lugar, percebe que não consegue abandonar Wayward Pines, nem ele nem ninguém, esta cidade encontra-se vigiada e o pior de tudo é a incerteza do está por detrás da vedação electrificada, criaturas aberrantes capazes de acabar com a vida de qualquer ser humano num ápice
Neste segundo livro, Ethan vai conhecendo os outros habitantes, descobre que alguns deles também já tentaram abandonar este local, e não conseguiram, fingem que concordam com todas as normas que lhes são dadas. A incógnita continua nas suas mentes, mas afinal que lugar é este? Onde é que se encontram a viver num paraíso ou no maior pesadelo das suas vidas? O que é que se encontra lá fora?
Ethan descobriu os segredos sombrios deste lugar, é dos poucos que sabe a verdade, mas não os pode revelar, a sua desconfiança estava correcta, nada é o que parece, por isso tenta integrar-se para sobreviver, torna-se no xerife da cidade..
A sua primeira missão como xerife é investigar o assassinato brutal de uma mulher, tentar descobrir quem poderá estar por detrás deste crime hediondo, e o deslindar deste caso vai trazer reviravoltas.
E se no primeiro livro o autor se focou em Ethan, neste segundo ele foca-se no cérebro por detrás tudo isto, a criação desta cidade à qual chama de paraíso dando a conhecer quem é esta pessoa, quem foi no passado, e o porque de criar um sitio destes, não revelando tudo como é óbvio.
É certo que o primeiro livro tem mais acção, ritmo e suspense, pois neste segundo já sabemos quem é o cérebro que está por detrás, mas o interesse continua igual, existe muita coisa para desvendar.
Também um personagem que o autor introduz de nome Tobias, deixou-me expectante e muito curiosa para saber de quem se trata, alguém que pode trazer informações importantes daquilo que se passa no exterior deste “paraíso".
Mais uma vez li num ápice, é uma narrativa viciante, fiquei ansiosa para ler o término desta trilogia que agarra o leitor com suspense, tensão, num lugar em que nada é o que parece, trata-se de uma leitura compulsiva, resta-me pois aguardar o desfecho com Wayward Pines - Caos.

Nota: para quem me perguntou o género, devo dizer que Wayward Pines, faz nos recordar séries  televisivas como Ficheiros Secretos e Twin Peaks, por exemplo.



0 comentários: