01/09/2015

Doce Tortura, de Rebecca James (opinião)



Opinião:
Doce Tortura é um trilher psicológico viciante, é um  género literário que gosto, uma leitura que fiz num ápice, agarra-nos do inicio ao fim, fiquei com uma enorme vontade de ler o livro anterior da autora, Não Há Bela sem Senão. 
A narrativa decorre em Sidney, Austrália, Tim Ellison é um rapaz normal, sem grandes ambições, gosta de fazer Surf, trabalha num restaurante, e precisa urgentemente de um lugar onde possa morar, e é através da ex-namorada Lilla, com quem vive temporariamente, que consegue alugar um quarto numa mansão em Fairlight, num bairro luxuoso.
Temos a dona da mansão, uma jovem orfã, Anna London, enigmática, reservada, vive sozinha e a única condição que impõe a Tim é que lhe faça as compras, pois não sai de casa. Anna age de forma bastante estranha, isola-se, além de não sair à rua, tem apenas dois amigos, amigos esses algo misteriosos, estranhos, Marcus e Fiona Harrow, irmãos, que demonstram preocupar-se com a jovem.
Já Lilla a ex-namorada de Tim é uma personagem irritante, habituada a ser o centro das atenções.
De inicio tudo parece correr mais ou menos bem, apesar do ambiente que o rodeia ser estranho, o pior de tudo é quando acontecimentos insólitos, coisas estranhas, macabras começam a acontecer, Tim ouve de noite ruídos inexplicáveis, choro, aparecem coisas destruídas, e numa parede alguém escreveu uma frase "A morte vive aqui”,que o deixa muito desconfortável.
Foi nestas partes do livro que autora com a sua escrita bastante descritiva conseguiu  com que me arrepiasse e olhasse por cima do ombro, pois estava a ler à noite e não me senti nada confortável, mexe com os nervos. Depois comecei a fazer conjecturas acerca de quem podia estar por detrás destas coisas macabras, mas não podia estar mais errada.
No decorrer da leitura tive a nítida percepção que algo não se encaixava, que algo não batia certo, mas a autora de forma inteligente consegue manter-nos na incógnita até ao final, criando um clima tenso e de suspense em torno destes personagens peculiares que mexem psicologicamente com o leitor.
Doce Tortura é uma narrativa hábil, intensa, com mistério, em torno de temas psicológicos que são abordados de forma dura, como a perda, a morte, o medo, a obsessão, a vulnerabilidade, mas é isso que nos agarra, e que nos faz mudar de página rapidamente para chegarmos a um desfecho surpreendente. Muito bom, recomendo.


0 comentários: