09/09/2015

O Lago dos Sonhos - Blackthorn & Grim - Livro 1, de Juliet Marillier



Opinião:
Finalmente li um livro da autora Juliet Marillier, apesar de ficar sempre fascinada com as capas dos livros, quando lia as sinopses nunca me sentia tentada a ler, o mundo da magia, do encantamento, fantasia, feitiçaria, não me atrai, mas depois de falar com várias fãs acérrimas, prometi que faria uma tentativa e voilá, fiquei rendida com esta história espectacular.
Esta narrativa é contada através de três personagens muito peculiares, em especial dois deles, em capítulos alternados, temos o seu ponto de vista de como se vai desenrolar toda a história, ficamos com a percepção de cada um deles dos acontecimentos, e isso torna tudo muito mais interessante.
Gostei imenso da personagem Blackthorn, curandeira, é uma mulher sábia, inteligente, forte, sofredora, pois já passou por muito e perdeu aqueles que mais amava, amargurada, com o espírito a transbordar de vingança, não sendo simpática, consegue despertar em nós empatia, a autora dá-nos a conhecer o que lhe aconteceu o que lhe fizeram a que tornaram tão desconfiada de tudo e de todos.
Grim é o amigo que todos querem ter ao seu lado, apesar do seu tamanho meter medo e de ser feio, tem uma fixação enorme por Blackthorn, ambos já passaram um mau bocado, e ele sente que a tem de proteger a todo o custo, também ele é ensombrado por fantasmas do passado, que não o deixam em paz, o que me deixaram muito curiosa para saber o que é que se passou ou o que é ele fez, pois a autora resolveu não revelar. Denota mais inteligência do que aquela que demonstra, atento aos pormenores, perspicaz, vê aquilo que os outros não conseguem ver.
Já o príncipe Oran herdeiro do trono de Dalriada, é um personagem que é impossível não se gostar, inteligente, tem carácter, sabe governar e lidar com o povo de uma forma fabulosa, pois naquele tempo não haviam pessoas como ele, principalmente no poder, com a sua integridade e senso de justiça.
E foi em torno destes personagens que a autora criou um enredo magnifico, Blackthorn e Grim, chegam à localidade de Dalriada, onde a curandeira tem como missão ajudar todos os que precisem, e são vários os acontecimentos vão colocar à prova a resistência de Blackthorn, pois ela não é uma pessoa fácil de lidar e de agradar, acaba envolvida num mistério que o príncipe lhe pede para desvendar, juntamente com Grim.
A autora foi eximia no desenrolar de toda a história, com um enredo que nos envolve e cativa, com mistério em torno dos personagens bem conseguidos, com os quais criamos um elo de ligação que nos faz passar as páginas rapidamente.
Com a sua escrita talentosa e detalhada, conseguimos facilmente visualizar os cenários, faz-nos vaguear pelas florestas, sentir o perigo, estar lá, onde tudo se encaixa na perfeição, criando em nós uma misto de emoções, que nos fazem sorrir ou que nos revoltam.
Confesso que não pensava ficar presa ao livro do inicio ao fim, envolvida, pois trata-se uma leitura diferente do habitual, que me surpreendeu e que me fez ficar com vontade de ler já o próximo livro. Gostei muito.

0 comentários: