19/10/2015

Rita Bulhosa anuncia o seu livro no Dia Mundial da Paralisia Cerebral


Rita Bulhosa anuncia o seu livro no Dia Mundial da Paralisia Cerebral

Na data em que se assinala o Dia Mundial da Paralisia Cerebral, a Guerra e Paz tem a honra de anunciar a publicação, a 11 de Novembro, do livro Aos Olhos da Rita – Como sinto e vivo a paralisia cerebral, de Rita Bulhosa, filha do jornalista de televisão Mário Augusto.

Seis meses depois de Rita Bulhosa nascer, os pais e os médicos descobriram que um quadro de paralisia cerebral lhe afectava os movimentos, impedindo-a de se sentar ou levantar. Hoje, quase a fazer 16 anos, Rita Bulhosa assume com determinação a diferença e mostra como é (sempre) possível dar a volta aos problemas que a vida nos traz.

Este é um livro escrito na primeira pessoa, com base nos textos que Rita partilha na sua página de Facebook, onde conta com milhares de seguidores. Tudo fruto de mérito pessoal. Como este livro que é, também, um livro positivo e de desmistificação de uma doença que se apresenta, à primeira vista, como um palavrão difícil de entender. Aos Olhos da Rita mostra-lhe que a realidade não é assim tão má. Se tivermos a postura correcta.

«Pensar que os nossos problemas são os maiores do mundo é egoísmo, ou estamos mesmo muito enganados, pois há sempre problemas muito maiores do que os nossos!», escreve Rita Bulhosa. 

«Este livro é uma viagem para mim, em que me deixo voar, aprendendo com as palavras, contrariando uma condição que me fez diferente. Espero que gostem desta viagem», continua, com o seu sorriso mágico.
É uma viagem de que os pais da Rita gostam e apoiam sem reticências. «Na verdade, a paralisia cerebral da Rita é notória e pública. Em consciência, nós expusemo-la como quem lhe dá uma vacina, numa intenção terapêutica de um tratamento social e colectivo. Podíamos esconder, mas por certo estigmatizaríamos mais ainda. Assim, apesar de tanta falta de apoio e sensibilidade, pelo menos não podem dizer que não sabem como se sofre pela diferença», frisa o pai, Mário Augusto.

O livro Aos Olhos da Rita chega às livrarias a 11 de Novembro, sob a chancela do Clube do Livro SIC. Inclui prefácio de Valter Hugo Mãe e textos de Francisco José Viegas, do pai, Mário Augusto, e do excepcional cronista brasileiro Diogo Mainardi, pai também de um menino com paralisia cerebral.




0 comentários: