20/01/2016

Porto Editora - Valter Hugo Mãe e Tolentino Mendonça em viagem ao Funchal

Valter Hugo Mãe e Tolentino Mendonça levam a Viagem Literária ao Funchal  

A primeira etapa de 2016 da Viagem Literária faz-se no Teatro Municipal Baltazar Dias, às 17:00 do dia 23 de janeiro.  

Valter Hugo Mãe e José Tolentino Mendonça inauguram, da melhor forma, a segunda metade da “Viagem Literária”. Depois de nove sessões em 2015, a primeira paragem de 2016 está marcada para o próximo dia 23 de janeiro, às 17:00, no Teatro Municipal Baltazar Dias.  

Por motivos pessoais, e ao contrário do inicialmente divulgado, Miguel Esteves Cardoso não poderá participar nesta etapa da “Viagem Literária”, confirmando-se, no seu lugar, a presença do escritor Valter Hugo Mãe. 

A Região Autónoma da Madeira recebe assim um dos mais destacados escritores portugueses da atualidade, recentemente incluído nos finalistas do Prémio Oceanos (um dos mais prestigiados do Brasil) e com nova obra na bagagem, Contos de cães e maus lobos. No palco, com Valter Hugo Mãe, estará um madeirense que é um nome essencial da poesia portuguesa contemporânea, José Tolentino Mendonça.
Ao “volante” desta viagem, o jornalista João Paulo Sacadura conduz as conversas por entre temas da atualidade, as afinidades e diferenças entre os convidados, os seus livros e a literatura. Pelo meio, há ainda espaço para as questões da plateia e, no final, para as já habituais sessões de autógrafos e contacto mais direto com os escritores. 
Na estrada desde abril de 2015, a “Viagem Literária” cumpriu já metade do seu itinerário, tendo completado nove etapas em Portugal continental e enchido grandes teatros. Ao Funchal seguir-se-á Ponta Delgada e daí a “Viagem Literária” regressa ao continente para continuar a percorrer as capitais de distrito até a etapa final, em Viana do Castelo, cumprindo a sua missão de levar os escritores ao encontro dos seus leitores, contribuindo para a descentralização e democratização do acesso à cultura.   

Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça nasceu em 1965, na Ilha da Madeira. Doutorado em Teologia Bíblica, em Roma, volta para Lisboa e nesta cidade, torna-se capelão e docente da cadeira de Teologia Bíblica na Universidade Católica. Padre desde os 24 anos de idade, José Tolentino Mendonça afirma que a sua vocação religiosa "foi uma coisa da juventude, inconsequente, imprudente, inesperada, que eu procuro manter. Ser padre é (...) aceitar a pobreza como condição. E a pobreza é uma coisa chata de viver. É achar que isso pode ser uma forma de dizer alguma coisa ao seu tempo.". Editou o seu primeiro livro de poesia Os Dias Contados em 1990 e, desde então, tem diversificado a sua obra como poeta, ensaísta e tradutor. 

Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. A sua obra está traduzida em várias línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em países como o Brasil, a Alemanha, a Espanha, a França ou a Croácia. Publicou seis romances: A desumanização; O filho de mil homens; a máquina de fazer espanhóis (Grande Prémio Portugal Telecom – Melhor Livro do Ano e Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano); o apocalipse dos trabalhadores; o remorso de baltazar serapião (Prémio Literário José Saramago) e o nosso reino. 

Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos; O paraíso são os outros; As mais belas coisas do mundo e O rosto. A sua poesia foi reunida no volume contabilidade, entretanto esgotado.

A “Viagem Literária” tem espaços próprios de contacto com o grande público: no site da Porto Editora, no Facebook e no Instagram.

0 comentários: